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Dani Almeida Especialista em comunicação e fundadora da agência Rugido Digital.

3 motivos que fazem do YouTube uma ferramenta incrível para o seu negócio

Instagram sozinho não faz verão. Vale a pena estar também no YT.

Por Dani Almeida Atualizado em 5 ago 2021, 11h41 - Publicado em 4 ago 2021, 14h36

Vale, sim. E por um motivo simples: ele é o segundo maior buscador do mundo, perdendo só para o Google (o dono do YouTube, risos). O jogo de ter um canal ali, então, não é necessariamente acumular milhões de assinantes ou de visualizações em cada vídeo. Ao menos não a princípio.

O jogo por lá é ter vídeos com um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization), sigla bonita para a engenharia que envolve o uso de palavras-chave que fazem seus vídeos serem bem ranqueados nas buscas.

Com isso, quando seu potencial cliente pesquisa um termo relacionado ao nicho do seu negócio no Google, ele consegue te encontrar sem que você precise pagar um anúncio no Google Adwords. Quanto mais vídeos, maior essa chance.

E vale pra tudo: produtos e serviços. Eu mesma já comprei uma cama dobrável para visitas que custava o dobro do preço de outra por causa de vídeos que assisti no YouTube.

Essa é a primeira razão para transformar o YouTube numa ferramenta para o seu negócio. Vamos agora às outras duas.

Ser notado

Antes da internet, basicamente todas as pessoas que apareciam em telas (de TV ou de cinema) eram celebridades. Esse conceito segue firme no inconsciente coletivo. Estar em um vídeo no YouTube é algo que confere autoridade de forma instantânea.

Esse é o principal motivo pelo qual profissionais e empresas não podem se dar ao luxo de estar fora do YouTube.

Você quer “matar” a concorrência?! Tenha em mente que acabou a era do diploma da parede, na qual as pessoas iam a um profissional se ele tivesse cursado a faculdade x ou y. Agora, as pessoas “stalkeiam” você e a sua empresa na internet, e o seu conteúdo é o que vai fazê-las escolherem comprar de você – e não do seu concorrente.

Ser desejado

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Não conheço melhor maneira de fazer as pessoas desejarem comprar um produto ou serviço do que demonstrando. Quer um exemplo? Uma pesquisa da SPC aponta que 53% dos entrevistados compram um produto após a degustação em um supermercado. Outro estudo, da Shopper Behavior Xplained, concluiu que esse tipo de ação pode multiplicar por sete as vendas do dia. Quando você grava um vídeo demonstrando seu conhecimento (caso você venda serviços) ou ensinando o público a usar seu produto, você gera desejo na sua audiência. No caso da cama dobrável que mencionei lá no início, aconteceu o seguinte: estava em dúvida entre dois produtos e acabei comprando o mais caro porque vi um vídeo feito no próprio centro de distribuição, mostrando como ela parecia confortável e fácil de abrir e fechar.

Um bom vídeo gera confiança no cliente. E confiança gera vendas.

Portanto, esqueça a história de isso significa virar youtuber. Você até pode ficar conhecido, como uma aluna minha que hoje é reconhecida na rua porque conquistou mais de meio milhão de assinantes no canal dela em apenas dois anos.

Pode até ganhar milhares de dólares por mês não só apenas com seus produtos e serviços, mas com publicidade – caso de alguns alunos, já que o YouTube remunera por veicular anúncios nos seus vídeos.

Mas isso é apenas consequência natural de um bom conteúdo gerado. Ficar conhecido, conquistar milhares de assinantes e views nos seus vídeos, ou ganhar com propaganda no YouTube não deve ser o foco. Criar bom conteúdo por lá, antes de mais nada, vai te ajudar a construir autoridade, transformar seu negócio em referência no mercado, te posicionar bem nas buscas pra quem pesquisar seu produto ou serviço… e, claro, todo esse trabalho se converterá em mais vendas e negócios fechados.

Vale lembrar o que um dos maiores ícones da Cultura Pop, Andy Warhol, disse um dia: no futuro, todos teriam seus 15 minutos de “fama”. Pois bem, esse futuro chegou e o YouTube, para mim, é a prova disso. E você, já pensou o que está fazendo com os seus 15 minutos de fama? Te encontro nas redes!

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