Da Redação

Como não pensar em trabalho durante as férias

CARREIRA

Você ansiou o ano inteiro pelas férias e prometeu a si mesmo que se desligaria totalmente do trabalho durante esse período, determinado a aproveitar cada segundo do merecido descanso.

Mas então a folga chega e, antes que consiga se controlar, você se pega pensando em relatórios ou checando e-mail e grupos, aflito com a possibilidade de perder algo importante. Só uma espiadinha não faz mal, diz para si mesmo. E é aí que se engana.

"Quando pensamos o tempo todo nos problemas que temos, o cérebro não consegue se afastar desse estresse e isso acaba prejudicando, e muito, nossa saúde e produtividade", explica Thaís Gameiro, neurocientista e sócia da Nêmesis, empresa de assessoria e educação corporativa na área de neurociência organizacional.

Claro, a desconexão imediata pode ser difícil. Mas, em nome do próprio bem-estar, esse é um esforço que vale a pena ser feito.

A seguir, a especialista compartilha três estratégias para evitar pensar em trabalho durante o período de descanso:

Se você é do tipo que fica reverberando as tarefas a cumprir, tente montar uma lista das atividades mais importantes e defina quando irá endereçar essas questões.

Liste os assuntos pendentes

Será mais fácil se desconectar das preocupações sabendo que já tem data e hora para resolvê-las.

Da mesma forma que é necessário organizar a rotina durante os dias de trabalho, é importante planejar os dias de descanso, evitando que a falta de ideias ou compromissos deixe espaço para que o trabalho surja como alternativa.

Planeje seu tempo livre

De forma flexível, pense no que gostaria de fazer com seu tempo livre: assistir um filme, dormir um pouco mais, ficar com a família... Vale até resolver assuntos pessoais que ficaram em segundo plano ao longo do ano, como exames médicos, por exemplo.

Inclua no seu tempo livre atividades prazerosas, revigorantes e relaxantes.

Pratique o autocuidado

Os dias de trabalho costumam ser cheios e com pouco espaço para o autocuidado, então utilize suas férias para fazer coisas que te fazem bem.

Praticar um hobby, aprender algo novo, meditar, fazer exercícios físicos... São muitas as possibilidades.