Como falar sobre política no trabalho sem arranjar confusão
Por Luana Franzão
Vamos discutir alguns pontos de atenção para não transformar as mesas compartilhadas do escritório em uma sessão de comentários do Facebook.
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Uma pesquisa do Indeed, site que ajuda na procura por vagas, mostrou que 42% dos entrevistados conversaram ou comentaram sobre política no trabalho – enquanto 6% perderam as estribeiras e entraram em brigas e discussões sobre o assunto
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Vamos evitar cadeiradas, animosidades e brigas ao redor de temas políticos. Para isso, contamos com os conselhos de Roberta Rosenburg, especialista em capacitação e desenvolvimento de liderança
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Antes de abrir a boca, melhor se perguntar: por que eu quero falar sobre política aqui e agora? Como em todas as conversas, sobretudo naquelas que abordam nossa carreira, precisamos ter um objetivo claro do que desejamos transmitir e absorver.
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Muitas vezes, não é um candidato específico, mas sim sobre como nós nos identificamos com ele. Tudo para dizer que é um tema que mexe mais com as emoções do que com a razão, por mais que pareça o contrário.
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Muitas vezes, não é um candidato específico, mas sim sobre como nós nos identificamos com ele. Tudo para dizer que é um tema que mexe mais com as emoções do que com a razão, por mais que pareça o contrário.
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Também é necessário saber respeitar a opinião do outro: é necessário saber que você conseguirá lidar com a resposta que vier. Se eu sei que não conseguirei conviver em normalidade com alguém que diverge das minhas posições, levantar o tópico é uma má ideia.
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Lembrete: não esquecer de ler a política da empresa sobre manifestações políticas no ambiente corporativo. Provavelmente ela existe e, antes de tudo, você precisa estar nos conformes.