Coronavírus: concurso do IBGE com 208 mil vagas para Censo é suspenso

IBGE decidiu adiar o Censo para 2021 seguindo recomendações Ministério da Saúde em razão da pandemia de coronavírus

Em razão da pandemia de coronavírus, o IBGE adiou a realização do censo para o ano que vem e o concurso para contratação de agentes censitários, supervisores e recenseadores está suspenso. No site do IBGE há um comunicado sobre as recentes decisões tomadas seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

A seleção para 208 mil vagas temporárias teve dois editais publicados no Diário Oficial do dia 5 de março e receberia inscrições até o próximo dia 24 de março pelo site da Cebraspe. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Sobre a suspensão do Censo e do Concurso, o IBGE informa que “a decisão leva em consideração a natureza de coleta do Censo, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Considera, também, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho”.

Veja também

O próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021, segundo o IBGE.

O instituto também decidiu pela suspensão da coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

Como a lei brasileira trata faltas no trabalho por suspeita de coronavírus?

O afastamento do trabalho de um funcionário com suspeita de coronavírus é uma medida de proteção à saúde pública, estando o empregado sujeito à estudo e investigação epidemiológica. Confira se há impacto no salário:

Quem faltar ao trabalho por suspeita de coronavírus terá o dia descontado?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: