Trabalho: Como lidar com ambientes tóxicos 

Carreira

Ambientes tóxicos são mais comuns em empresas de pequeno e médio porte, e principalmente em negócios familiares, onde as relações de trabalho são um reflexo da própria as interações entre parentes.

Veja como sobreviver ao ambiente de uma empresa tóxica.

Às vezes o corre-corre do trabalho é tão insano que não damos conta do quanto estamos sendo abusados pela empresa – ou de como o chefe é um manipulador desrespeitoso.

IDENTIFIQUE A FONTE

Se você tem pequenos ataques de pânico entre o domingo à noite e a manhã de segunda, reflita sobre as causas. A fonte da energia tóxica pode estar na sua frente.

O sujeito sentado ao seu lado pode até ser simpático. Mas, se for fofoqueiro, reclamão, assediador ou querer atropelar os outros para subir na empresa, não dê trela para conversa. 

MANTENHA DISTÂNCIA

Assim você evita ser contaminado pelo vírus do mau comportamento e da negatividade.

No melhor dos mundos, uma conversa franca com seu chefe resolveria muita coisa. Se você achar que isso só vai transformá-lo num alvo de perseguições, procure o RH.

EXPONHA O PROBLEMA

Também é uma oportunidade para questionar políticas da empresa que sufocam os colaboradores.

Enquanto um pedido de demissão for carta fora do baralho, busque práticas de autocuidado para não adoecer de vez.

FOCO NO SEU BEM-ESTAR

Faça terapia, cuide dos efeitos colaterais do estresse e se cerque de um grupo de apoio – amigos e familiares que vão lembrá-lo de que a vida não é só aquela droga de emprego.

Talvez despedir-se do mundo dos holerites por causa de um trabalho tóxico seja temeroso diante da alta no desemprego.

PREPARE-SE PARA O FIM DA RELAÇÃO

Invista em cursos de aprimoramento e empenhe-se em fazer mais contatos profissionais fora da empresa. Assim uma oportunidade de mudança de ares tende a acontecer naturalmente.

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em