Liderança
É papel do líder trabalhar o desenvolvimento de sua equipe.
Da mesma forma que você busca orientação com profissionais mais experientes, você deve desempenhar esse papel e ser um aconselhador de seus liderados.
Esteja disponível para orientá-los em relação às tarefas imediatas e de longo prazo e em relação às dúvidas de carreira que eles possam ter.
E isso também é positivo para os seus resultados. Em muitos momentos, você ajudará o profissional a resolver um problema que, sozinho, talvez não conseguisse.
Aproveite essas situações para ponderar sobre as habilidades que ele precisa desenvolver – como líder, você deve saber reconhecê-las.
Mas escute também. Saiba o que ele deseja para o trabalho e para a carreira e como pretende alcançar tais metas.
Durante este processo, faça perguntas assertivas para que o colaborador pense nas respostas, tenha liberdade para falar e você interfira o menos possível.
Tente entender o problema. E juntos compreendam a extensão dos desafios, reconheçam as causas, suas consequências e possíveis ações.
É o profissional quem deve apontar possíveis alternativas, os desafios que ele enfrentará e suas consequências, caso elas sejam colocadas em prática.
Seu papel é dar o apoio necessário durante o processo, criando um plano de ação, mas sempre levando em consideração um plano B para contornar desafios que apareçam.
Ajudar seu colaborador a raciocinar dessa forma também te prepara a lidar com cada vez mais agilidade na hora de planejar soluções.
vocesa.com.br
Veja essa e outras matérias em