Como montar uma dark kitchen

Negócios

Dark kitchens são restaurantes exclusivos para a venda de comida para entrega. Têm apenas a parte de cozinha. Ou seja, não há salão de atendimento, mesas, garçons. 

Veja o que é preciso para montar uma dark kitchen.

Não tem muito segredo: basta um espaço de, pelo menos, 25 m², um cozinheiro e um funcionário para cuidar dos pedidos.

Estrutura

Os equipamentos variam de acordo com o tipo de gastronomia, mas um bom começo é forno, fogão, fritadeira, chapa e refrigerador.

Também é preciso seguir as regras da vigilância sanitária, como a exigência do certificado de manipulação de alimentos.

Ninguém gosta de perder tempo escolhendo comida, ainda mais em um aplicativo. Cardápios com muitos itens, então, não são atrativos no mundo digital. Tenha poucas e boas opções. 

Cardápio

Cozinhar em delivery não é o mesmo que em um restaurante tradicional. A logística não é da cozinha para o prato. Os alimentos levam, pelo menos, dez minutos para chegar até o cliente. 

Plano de guerra

E sofrem modificações de sabor e textura. Uma carne no ponto, por exemplo, continua cozinhando dentro da embalagem e vai chegar bem passada. É preciso conhecer bem o processo de cocção dos pratos.

As taxas dos aplicativos de entrega giram entre 20% e 30% do valor da venda, dependendo da plataforma e do serviço que está incluso.

De olho nas taxas

Se você tiver um motoboy próprio vai gastar menos do que quem usar os entregadores do app. A solução para tentar reduzir esse custo é criar um canal de vendas próprio, com site e WhatsApp.

A fachada das dark kitchens são as redes sociais. É importante investir em marketing digital e interagir com os clientes pelas redes. Capriche na qualidade das fotos. 

Na boca do povo

E nem todo o marketing precisa ser digital: você pode entregar um brinde junto com o pedido ou deixar um recado simpático na embalagem.

Se a fachada das dark kitchens são as redes, o garçom é a embalagem – você deve prezar pela qualidade desse item. 

Embalagem

Ela precisa manter o alimento bem protegido, não pode correr o risco de vazar (se isso acontecer, você perde o cliente) e deve ser resistente, já que será empilhada na mochila do entregador. 

E não se esqueça do meio ambiente: evite desperdício e plásticos.

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em