Quer informações financeiras de uma empresa? Pergunte a uma mulher
Empresas
A história de que mulheres são sempre mais emotivas e homens, sempre mais racionais é balela.
E um estudo da Universidade de Nova York traz mais uma evidência disso, agora no mundo das finanças corporativas.
As CFOs tendem a ser mais concisas e diretas ao compartilhar informações financeiras com outras pessoas do que seus colegas de profissão do sexo masculino.
Isso significa que elas usam mais dados concretos em suas falas e também costumam formular frases objetivas, sem margem para interpretação.
Os CFOs homens, por outro lado, tendem a florear mais o discurso, usando mais eufemismos, e menos números.
A explicação seria a seguinte: homens costumam ser mais autoconfiantes, então apostam em análises interpretativas, enquanto mulheres tendem a apenas apresentar os fatos.
Eles também são mais otimistas em suas ponderações do que as CFOs mulheres, mais conservadoras.
O estudo também identificou que há uma correlação entre o uso de dados nas falas e os resultados financeiros das empresas: as que têm CFOs mais objetivos lucram mais.