Suria Barbosa, do Na Prática

SOCIEDADE

Você fala a língua dos Faria Limers? Veja o glossário do mundo corporativo

AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial Intelligence. Accountability: prestação de contas. É a obrigação de prestar contas a instâncias superiores. Aporte financeiro: subsídio, contribuição financeira feita por um investidor para um determinado fim. Att: abreviação do inglês “attention”, que significa atenção.

A

B2B, BtoB ou BTB sigla para “Business to Business”. É o comércio entre companhias. Um mercado sem a participação do consumidor físico. B2C, BtoC ou BTC: sigla de “Business to Consumer” ou “Business to Costumer”. Indica negócio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final. Backoffice: suporte. Diz respeito aos departamentos empresariais que têm pouco ou nenhum contato com os clientes.

B

Brainstorming: atividade que explora a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo. Em reunião, aquele momento de arriscar, apresentar, elaborar e explorar ideias. Também chamado “tempestade de ideias”. Briefing: todas as informações necessárias para a realização de uma determinada tarefa ou ação.

B

Capital: dinheiro. Recurso econômico que pode ser investido. Case: estudo de caso. Coach: profissional responsável pelo desenvolvimento de potenciais e do autoconhecimento de profissionais no cenário empresarial.

C

Commodity: produto primário, geralmente com grande relevância no comércio internacional. CTA: sigla para “call to action”. Links que levam os usuários a clicar e percorrer ao menos parte do caminho da compra, como o “saiba mais”.

C

Dado: informação no seu estado bruto. Descrição de algo ou de algum evento. Design Thinking: abordagem que facilita pensar de maneira gráfica e atuar “fora da caixa”. Usar a criatividade colaborativa para gerar e implementar ideias. Disrupção: inovações que criam novos mercados consumidores.

D

Ebitda: sigla para “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. Ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. Um número que representa os ganhos da companhia em um período estipulado, e possibilita a análise do seu desempenho financeiro. Endomarketing: marketing interno. Ações voltadas para a conscientização, informação e motivação dos funcionários dentro da organização.

E

Expertise: conhecimento técnico em determinada área.

E