Leo Caparroz

São Paulo lidera o mercado de pizzarias no Brasil com 32,6% dos estabelecimentos

EMPREENDEDORISMO

O número de pizzarias em operação no Brasil aumenta ano após ano. Em 2024, houve um crescimento de 7,25% em relação a 2023.

Além disso, menos pizzarias estão fechando as portas: apenas 5.282 restaurantes fecharam, o que é 48% a menos do que em 2023 e o menor número desde 2017.

Esses e outros dados são parte de uma pesquisa realizada pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). Com informações extraídas diretamente de bases do governo, o relatório considera empresas ativas e devidamente cadastradas na Receita Federal até dezembro de 2024.

No total, a pesquisa contabilizou 36.568 pizzarias em operação no Brasil distribuídas entre microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Empresas de Responsabilidade Limitada (LTDA).

Pizzarias enquadradas como MEIs não entraram no estudo. Como não existe um CNAE exclusivo para pizzarias, a associação dependia do “nome de fantasia” presente no CNPJ da empresa para identificar as pizzarias existentes.

Desde 2023, esse atributo não existe mais no cadastro, o que deixou a identificação “inviável”.

“De acordo com o levantamento realizado pela Apubra em 2022, os MEIs representavam mais de 53% das pizzarias em operação, o que correspondeu a aproximadamente 40 mil empresas no período analisado. Com essa mudança, essa importante parcela do mercado deixou de ser monitorada neste estudo”, diz o relatório.

Segundo o estudo, 51% das pizzarias brasileiras estão na região Sudeste – o que corresponde a 18.681 restaurantes. Ela é seguida pela região Sul, com 20% e pelo Nordeste, com 16%.

E muitos desses estabelecimentos se concentram na capital paulista: só a cidade de São Paulo tem 12% de todas as pizzarias mapeadas pelo estudo da Apubra.

Segundo Leandro Goulart, presidente da Apubra, a situação de cultura da metrópole justifica os mais de 4 mil restaurantes existentes:

“Essa região tem uma força muito grande de estabelecimentos e população, isso com certeza favorece”, afirma em entrevista à Você S/A. “Também é uma região mais antiga, em que a pizza se estabeleceu a mais tempo. São vários fatores que contribuem”.