Da Redação

Oratória: 5 técnicas para comunicar com clareza

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Em um mercado cada vez mais competitivo, dominar a comunicação deixou de ser exclusividade de políticos, advogados ou palestrantes.

Segundo um relatório do The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, a capacidade de se comunicar com clareza está entre as 10 habilidades mais importantes para os profissionais do futuro, ao lado de pensamento crítico e inteligência emocional.

Para a jornalista e professora Cris Moreira, que acumula mais de 30 anos de carreira em veículos de comunicação, a oratória é uma ferramenta de autoridade, influência e confiança.

“Não importa se você vai defender um projeto na empresa ou gravar um vídeo para as redes sociais, quem sabe se comunicar tem mais chances de ser ouvido, lembrado e valorizado”, afirma.

A seguir, separamos cinco estratégias práticas para transformar a comunicação em uma aliada poderosa:

pode parecer óbvio, mas, antes de qualquer coisa, busque saber mais sobre sua audiência e construa o seu discurso de acordo com ela. Quanto mais personalizado for o conteúdo, maior a conexão.

Conheça seu público

evite palavras técnicas e muito complicadas, pois elas podem acabar confundindo os seus ouvintes.

Use linguagem clara e simples

Opte por uma linguagem mais acessível e use exemplos e analogias que estejam adequadas ao tipo de público com o qual está se comunicando.

as pausas estratégicas funcionam como um “respiro” para você, além de facilitar a absorção de informações pela sua plateia.

Utilize pausas e variação de velocidade

Varie a intensidade, ritmo e a velocidade da fala para manter a conexão com a audiência e sem monotonia.

lembre-se: o corpo fala! Por isso, mantenha  sempre o contato visual com o público, se movimente de forma leve e não faça gestos que possam parecer dúbios, muito menos ofensivos. Seja natural.

Tenha expressão corporal

são as histórias que têm o grande poder de atrair e envolver o público.

Conte histórias

Utilize narrativas que estejam alinhadas com o seu discurso e sejam relevantes para tornar sua exposição ainda mais instigante e memorável.

“É sempre bom reforçar que oratória não é um monólogo. Ou seja, esteja sempre atento ao comportamento e reações da audiência durante a sua exposição", lembra Moreira.

"Estimule, sempre que possível, a participação do público para ter interação. E lembre-se de praticar sempre para aprimorar suas habilidades de oratória e também para treinar o seu discurso. Desse modo você vai ficar muito mais seguro e confiante”.