por Luana Franzão

Microgerenciamento: Como escapar desse tormento

Se seu gestor fica de olho no andamento de todas as suas demandas, pede uma lista das atividades que você completou no dia e quer saber tudo sobre as conversas entre você e seus colegas de trabalho…bem-vindo ao clube dos microgerenciados.

Veja bem, está na descrição da vaga de um líder observar o cumprimento das tarefas de seus subordinados. Seu chefe não está errado por querer saber a quantas anda o trabalho do time que comanda. O problema mora em quando o controle é demais.

Se você tem a impressão de que seu líder está procurando defeitos em tudo o que você faz, pode ser que ele esteja mesmo. E há alguns motivos que podem levar um profissional a se tornar um chefe ultracontrolador.

Segundo a mentora de carreira  Jaqueline Garutti, esse tipo de comportamento é originário de uma insegurança na própria capacidade de guiar as equipes. Sem acreditar que podem orientar os times da melhor maneira possível, precisam garantir o tempo todo que nada está saindo do controle.

Primeiro, tenha um momento sincero de autoinvestigação. Entenda se você está se incomodando com algumas atitudes do seu chefe, mas o comportamento dele é normal, ou se realmente ele passou dos limites diversas vezes.

Tudo começa no diálogo. Sim, você vai ter que conversar com o seu chefe. É importante ser claro na hora de dar o recado: marque uma reunião, leve exemplos e fale por que a forma como ele monitora a produção é incômoda.