DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Criando uma cultura de feedback eficaz

Por Luana Franzão

Aparece um convite no seu e-mail. O nome da reunião? “Feedback”. É comum sentir frio na barriga ao ler essa palavra.

LUIS VILLASMIL/UNSPLASH

É normal se sentir nervoso ao ter suas ações e habilidades questionadas. Mas pro bom funcionamento dos times, ter um canal aberto de comunicação para sugerir melhoras e elogiar acertos é essencial.

ALISTAIR BERG/GETTY IMAGES

Aqui na Você S/A, a gente não dá ponto sem nó. Vamos a um pequeno manual de como começar a instaurar uma cultura de feedback eficaz no seu time. Quem dá as dicas é o psicólogo especialista em situações do trabalho, Wanderley Cintra Jr.

EDUARDO DULLA/VOCÊ S/A

1. Seja assertivo “Expresse suas opiniões, necessidades ou preocupações de maneira clara e direta, sem ser agressivo”, diz Cintra. 2. Seja descritivo “Feedback descritivo é baseado em fatos e comportamentos observáveis, o que torna a mensagem mais objetiva e menos propensa a gerar defesas. Descrever eventos específicos ajuda o receptor a visualizar claramente o que foi feito e o impacto dessas ações."

1. Seja assertivo 3. Evite fazer juízo de valor Rotular e criticar alguém sem se colocar no lugar do outro é um erro comum no escritório. Não se coloque em um pedestal. 4. Faça perguntas “Perguntas abertas ajudam a criar um diálogo, permitindo que o receptor do feedback reflita sobre suas ações e como pode melhorar. 5. Não permita justificativas  Ainda que seja importante ouvir o que o outro tem a dizer, o foco do momento é procurar uma solução.