por Sofia Kercher

Como economizar dinheiro em 2025

FINANÇAS PESSOAIS

Já diria Belchior: ano passado eu morri, esse ano eu não morro. Se essa poesia for verdade também para sua conta bancária, os fogos em Copacabana estão aí para te dar uma chance de recomeço. Com sua vida, seu trabalho, seus relacionamentos – naturalmente, com sua grana também.

Segundo levantamento realizado pelo will bank, 90% dos brasileiros não têm reservas financeiras. Sabemos que economizar dinheiro pode parecer um castigo do monstro da vida adulta, mas é possível domar a fera com organização, consistência e pequenos ajustes do dia a dia.

Quem diz não somos só nós, mas Mila Gaudencio, consultora financeira do banco digital. “Guardar suas economias é um compromisso com você e com o seu futuro”, diz a especialista. A seguir, ela lista um conjunto de dicas para você começar seu 2025 com o pé direito – e longe do vermelho. Vamos lá.

Faça uma retrospectiva financeira de 2024 A mesma pesquisa de dismorfia financeira do will bank apontou que 7 a cada 10 brasileiros não usam palavras positivas para descrever sua situação financeira. Se você andou xingando seu app do banco em 2024, o único jeito de entrar em 2025  melhor é entender o que aconteceu no passado.

Está na hora do detox financeiro Chocotone, salpicão, rabanada e outras iguarias maravilhosas entram na nossa dieta do fim de ano. Por esse motivo, o começo do novo ano leva muitas pessoas ao chamado “detox” alimentar (que literalmente não existe, mas você pode ler mais sobre isso na nossa revista irmã, Superinteressante, nesta capa de setembro).

Mila explica que um detox *realmente* efetivo é o financeiro. Para ela, está na hora de revisar as contas: serviços de streaming, assinatura de academia e outros serviços, plataformas que você não anda mais usando e por aí vai. Outro conselho de Mila é cortar os gastos invisíveis (identifique quais são aqui). Ela indica a classificação A,B,C e D (alimentar, básico, conforto e desnecessário). Aquilo que cair no último balaio, cortar.