Leo Caparroz

ChatGPT perde uma partida de xadrez para um videogame de 1979

TECNOLOGIA

Por mais que a inteligência artificial seja o assunto do momento, é importante lembrar que elas não são máquinas super espertas – IAs ainda têm muitas limitações.

O ChatGPT, por exemplo, não é um super robô que sabe tudo. Ele ainda perde para nós, humanos, em várias tarefas. Quando o assunto é xadrez, ele é pior do que um videogame de quase 50 anos atrás.

Um engenheiro de software organizou esse duelo de máquinas como um simples experimento. De um lado, ChatGPT, o chatbot de IA que é a sensação da internet.

Considerado um dos maiores avanços no campo da inteligência artificial, rodando o avançado GPT-4o, capaz de entender imagens, áudios e de conversar com o usuário tal qual uma pessoa faria.

Descrito por Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, como “inteligente, rápido” e “o melhor modelo já criado pela empresa”.

Do outro lado, o Atari 2600, um console de videogame lançado pela saudosa Atari em 1977. Tecnicamente, um emulador rodando o Video Chess, um software de xadrez de 1979 feito para ser o xadrez do Atari e um dos primeiros softwares da modalidade em consoles de videogame.