Da Redação

Buscas por currículo Lattes crescem 22% e somam 7 milhões de pesquisas em um ano

CARREIRA

O interesse pela área acadêmica está em uma alta nunca vista antes. Segundo uma pesquisa da Onlinecurriculo, as buscas online envolvendo currículos Lattes saltaram 22% em todo o país no último ano, atingindo a marca de 7 milhões de pesquisas no Google Brasil.

Com 26 anos de existência, o currículo Lattes é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e se consolidou como referência no cadastro da trajetória acadêmica dos brasileiros, reunindo cerca de 8 milhões de currículos de mestres, doutores e outros pesquisadores.

A alta nas buscas vem acompanhada de muitas dúvidas. A análise mapeou as perguntas mais frequentes sobre o assunto e identificou um padrão: grande parte dos internautas busca orientações básicas sobre como usar, construir ou acessar o Lattes.

Apesar da relevância da plataforma no meio científico-acadêmico, os dados indicam que a navegação e o preenchimento do currículo Lattes ainda geram insegurança entre os usuários.

A atualização da base curricular é a dúvida mais recorrente, contabilizando cerca de 137 mil buscas.

Essa demanda pode refletir tanto a necessidade de pesquisadores manterem suas informações atualizadas para participar de processos seletivos e pleitear bolsas quanto às dificuldades encontradas na utilização da plataforma, sobretudo para novos usuários e pesquisadores em início de carreira.

As seis principais dúvidas sobre o currículo Lattes foram organizadas em um ranking com base no volume estimado de buscas no último ano: