Leo Caparroz

As melhores técnicas para sustentar um diálogo, seja qual for a situação

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Lembra-se do livro de Dale Carnegie Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas? Então, ele foi publicado pela primeira vez em 1936. Nos 90 anos desde seu lançamento, muita coisa mudou.

Tecnologias novas surgiram, as figuras de sucesso mudaram de perfil e as pessoas ficaram, pelo menos um pouco, mais inteligentes emocionalmente.

Hoje, muitos dos “conselhos” do livro não funcionam mais. Dizer “sorria” ou “faça elogios” não é o bastante. O mundo e as pessoas se atualizaram, e guias de comunicação com pouca aplicação prática não bastam mais. Dizer que “ter conversas profundas” é importante é chover no molhado. Agora é preciso dizer como fazer.

Um dos grandes problemas com livros de autoajuda é que eles podem ser vagos e prolixos demais. Vários deles são apenas grandes compilações de lero-lero que beira o filosófico, mas que não pode ser diretamente traduzido para a sua vida.

Não é isso que você vai encontrar em Como Conversar com Qualquer Pessoa. Com o subtítulo 92 estratégias para melhorar sua comunicação e seus relacionamentos, é exatamente isso o que a autora, a especialista em comunicação interpessoal Leil Lowndes, entrega: 92 dicas práticas para conversar e se comunicar com qualquer um.

Os conselhos são diversos. Vão desde dicas para fazer elogios mais significativos a como manter um bom relacionamento profissional por mensagem, como aproveitar melhor festas e eventos de trabalho, como ter conversas de alto nível e dicas para causar uma boa primeira impressão.

O livro é dividido em nove partes, e cada uma delas tem um conjunto de técnicas fáceis de entender, aplicar e lembrar.

Já teve dificuldade para manter uma conversa viva? Técnica 18. Quer fazer alguém notar que você tem interesse nela (romântico ou não)? Técnica 3. Quer elogiar alguém de forma natural, sem parecer um puxa-saco? Técnica 53. Quer demonstrar mais empatia em uma conversa? Técnica 47.

As melhores técnicas para sustentar um diálogo, seja qual for a situação