Oracle e Labora se unem para qualificar profissionais com mais de 50 anos

O projeto Seniores Digitais busca incentivar uma segunda formação em tecnologia para profissionais seniores e aumentar a empregabilidade dessa população

Os desafios enfrentados por profissionais seniores são grandes – um estudo realizado em 2018 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostrou que 10% dos profissionais homens de 50 a 59 anos fazem parte do grupo batizado de “nem-nem”: trabalhadores que nem estavam empregados ou aposentados no momento.  Isso, segundo o próprio relatório, “sinaliza uma dificuldade do mercado de trabalho de absorvê-los”.

Foi pensando nesses desafios de recolocação profissional, principalmente, em setores de tecnologia, que o Labora, HRTech especializada em diversidade etária, e a multinacional Oracle se uniram para lançar a iniciativa Seniores Digitais – um projeto que busca capacitar de forma digital profissionais com mais de 50 anos que se interessem em uma segunda carreira na área de tecnologia.

“É uma projeção a gente associar inovação e criatividade apenas com jovens meninos. Essa projeção constrói limites na inclusão das diversidades, além de limitar também resultados para empresas e sociedade” aponta Sérgio Serapião, presidente do Labora.

Para participar, os interessados devem primeiro concluir o curso gratuito oferecido pelo Labora chamado “Bem vind@ à sua 2a carreira” e, a partir disso, haverá uma seleção entre os candidatos.  Além dos indicadores de idade, o projeto também se propõe a ser inclusivo garantindo participação de candidatos com representatividade de gênero, raça, orientação sexual e região.

São 500 vagas e os aprovados participam de aulas ministradas por Labora e pela Oracle (por meio do programa de desenvolvimento ONE , ou Oracle Next Education). Entre os temas estão lógica de programação, linguagem Java, front end, empreendedorismo, criatividade e inteligência emocional.

O curso é gratuito, dura 6 meses e tem certificação. O período de pré-inscrição vai até o dia 20 de setembro. Veja mais informações na página do projeto.

Participe da pesquisa gratuita de VOCÊ RH que vai mapear o cenário da diversidade nas empresas brasileiras

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: