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O processo seletivo mais inovador de vagas na Ambev não pede currículo

Candidatos a estágio participam de jogos de realidade virtual, bootcamp e têm curso de mixologia

Por Camila Pati
Atualizado em 5 dez 2020, 20h55 - Publicado em 11 fev 2020, 06h00

São Paulo – Para ser classificada como a ação de recrutamento mais inovadora já feita pela Ambev, a seleção de estagiários da ZX Ventures precisou cumprir três objetivos.

A primeira meta da equipe de RH era o tornar mais conhecida a própria ZX Ventures que é o nome do grupo global de inovação da cervejaria AB InBev, fundado em 2015, e que emprega 500 pessoas no Brasil.

O segundo passo era fisgar o interesse do jovem em trabalhar na empresa por meio de um processo seletivo divertido e enriquecedor em termos de conhecimento e experiência e, por fim, trazer um grupo diverso de universitários.

A preocupação em tornar interessante a participação começou já com as inscrições que não traziam informações sobre a empresa e era preciso digitar um código e descobrir do que se tratava o projeto.

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Segundo Luana Daud, gerente de gente da ZX Ventures, os candidatos não precisavam dar muitas informações pessoais para participar.  “A gente só queria saber o nome, a idade, como se declarava e se tinha disponibilidade para trabalhar em São Paulo”.

O fato de não exigir que o candidato revelasse curso, faculdade, nível de inglês, ou experiências anteriores causou surpresa. “Já tinha participado de outros processos seletivos, mas neste não pediram nem o currículo”, conta Pedro Rossi, um dos 17 aprovados.

O teste comportamental, chamado de ‘teste de fit cultural, não era eliminatório, garante Luana. “Era mais para a gente ter noção se a pessoa se identificava com a nossa cultura”, diz.

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As etapas online contaram com tour virtual pela cervejaria, desafios para cumprir e a produção de um vídeo gravado. “Foram 600 pessoas participantes e nós criamos uma plataforma de feedback personalizado para os 560 candidatos que não passaram, explicando por que e dando sugestões para melhorar o desempenho”, diz Luana.

Por fim, os candidatos que não foram para as etapas presenciais receberam feedbacks personalizados sobre sua performance na seleção, além de dicas para melhorar o desempenho em próximas oportunidades.

A fase seguinte foi a participação em um jogo de realidade virtual que durava uma hora. A vantagem de apostar nesse tipo de modalidade é que ela facilita a espontaneidade. “Essa foi a etapa mais divertida e foi muito diferente. A gente saiu da zona de conforto e eu nem me senti avaliado”, diz Pedro.

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A sessão de feedback com cada um dos 40 participantes eliminados foi feita por telefone.  “Foram ligações de 20 minutos, falei com cada um deles. Como isso não é uma ação escalável, neste ano vamos montar um time para fazer isso”, diz Luana.

Os finalistas foram então para a etapa presencial: um bootcamp (treinamento imersivo de times que é comum na área de esportes eletrônicos) com dinâmicas ao longo de um fim de semana. As atividades começaram com happy hour na sexta e foram até domingo.

Entre os desafios, estava o de desenvolver um produto usando design thinking e metodologias ágeis. Esse modo de trabalho foi tema de reportagem de capa da edição 250 da VOCÊ S/A e já uma realidade de trabalho na área de e-commerce da ZX. “Mas, antes de todas as etapas a gente dava o treinamento para colocar todo mundo no mesmo nível”, diz.  Neste ano, a ideia é aprofundar ainda mais os treinamentos oferecidos aos participantes.

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O aprendizado é um pilar da atenção à experiência do candidato e foi uma marca de todas as fases. No bootcamp, um curso de mixologia também foi oferecido aos candidatos que aprenderam a fazer drinks sem álcool e harmonizá-los com um cardápio específico de refeições. “A etapa final da seleção foi um painel com vários líderes da Ambev fazendo perguntas. Dessa sala saíram os 17 candidatos aprovados no programa de estágio”, diz Luana.

A nova turma está trabalhando desde janeiro e o período de estágio pode variar de seis meses a dois anos. As chances de conquistar uma vaga de emprego ao fim do estágio são reais. “Em 2019, efetivamos 100% dos estagiários”, diz Luana. para os interessados em participar da seleção deste ano, Luana recomenda fazer uma pré -inscrição no site da ZX Ventures.

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