Coronavírus já afeta processos seletivos de empresas no Brasil

A recomendação da diretora executiva da STATO, Regina Dorriguello, é que os processos tenham entrevistas por videoconferência. Veja dicas

Com a recomendação do Ministério da Saúde  de evitar contato social, organizações têm reportado à consultoria de recrutamento STATO  que candidatos sumiram das salas de entrevista de emprego. A recomendação da diretora executiva da STATO, Regina Dorriguello, é que os processos seletivos continuem com entrevistas por videoconferência.

No entanto, segundo relatos obtidos pela STATO, há muitas empresas que ainda não adotaram o processo de seleção com entrevistas virtuais. “As entrevistas de emprego online são usadas há vários anos e se mostraram eficazes em uma série de casos – este é certamente mais um deles. Entendo ser perfeitamente razoável adotar esse canal de contato com os candidatos em um momento tenso e incerto que estamos vivendo”, diz Regina.

A implementação do home office e a intensificação do uso de tecnologias para manter as operações ativas são algumas das armas para combater a pandemia. Enquanto  o trabalho remoto tem sido uma realidade, os processos de seleção por videoconferência ainda encontram mais resistência de departamentos de recursos humanos.

A recomendação aos candidatos a vagas de emprego é que, caso sejam chamados para entrevista, proponham que ela seja feita remotamente ou aceitem quando o recrutador já propõe.

Na hora da entrevista, o candidato deve escolher um local tranquilo e silencioso e usar fones de ouvido para diminuir ruídos. Regina também indica que candidatos instalem as ferramentas de videoconferência indicadas pelo recrutador com antecedência e testem antes de começar a conversa.

Na hora da entrevista de emprego, é recomendado desligar aplicativos de mensagens que possam interferir na concentração durante a conversa. Confira mais dicas para entrevistas de emprego por videoconferência:

Com estas táticas você vai se dar bem nas entrevistas de emprego por vídeo

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: