Assine VOCÊ RH por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Rio Quente Resort combina calor, som e boa gestão de pessoas

Na região do resort, há dezenas de hoteis e escassez de mão de obra

Por Maurício Oliveira
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 26 mar 2013, 17h19

Rio Quente (GO) – Tudo bem que o ambiente ajuda: sol e calor o ano todo, água quente que brota do chão, clientes que só estão pensando em se divertir e viver momentos agradáveis. Mas esse conjunto de atributos não assegura, por si só, a satisfação dos funcionários de um empreendimento turístico.

No caso do Rio Quente Resort, o “empurrãozinho” dado pela natureza do negócio é bem aproveitado pela política de gestão de pessoas da empresa. Além de um pacote consistente de benefícios, que inclui bons planos de saúde e odontológico, auxílio-creche, cursos gratuitos de inglês e espanhol, transporte e alimentação por conta da casa, quem vem de fora pode morar no próprio resort — na “Vila dos Solteiros” ou na “Vila dos Casados”.

A preocupação com treinamento é constante, mesmo porque a região, com dezenas de empreendimentos hoteleiros (a maior parte instalada na cidade vizinha de Caldas Novas), está vivendo uma fase de escassez de mão de obra e a disponibilidade de profissionais preparados é praticamente zero.

Assim, o processo de integração de um novo funcionário do resort se estende por uma semana e há reciclagens frequentes para assegurar a manutenção do nível do atendimento aos mais de 1 milhão de visitantes que o complexo recebe por ano (64% deles oriundos do estado de São Paulo).

Continua após a publicidade

Alguns programas de gestão, entretanto, são ainda pouco estruturados, como é o caso da avaliação de desempenho, timidamente iniciada no ano passado. O “aplausograma”, espécie de cartão de congratulações que o empregado recebe ao ser flagrado pela chefia fazendo algo positivo e o leva a concorrer a prêmios no final do ano, tem ocupado parcialmente esse papel, apesar do inegável caráter subjetivo em seus critérios.

Outro programa que rende premiações à equipe é o banco de ideias, de onde nasceram novidades como o Ecopesca, uma das mais recentes atrações do parque, e a oferta dos serviços de lavanderia a clientes externos, uma forma de transformar em lucro a ociosidade parcial da estrutura.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Uma vez por mês, todo funcionário pode levar os dependentes para passar o dia gratuitamente no parque, com descontos de 50% na alimentação. Não há bolsas para graduação e o programa de bolsas de pós-graduação é restrito ao nível gerencial, o que causa frustração no nível operacional.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.