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O presidente Jota-Jota lidera o RH da Águas Guariroba

Ele interfere diretamente nas políticas de gestão de pessoas e é o idealizador de uma cruzada contra a terceirização

Por Maurício Oliveira
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 26 mar 2013, 16h59

Campo Grande (MS) – Fundada em 2000 para ser a concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande (MS), a Águas Guariroba está se transformando gradualmente em referência nacional do setor de saneamento, um dos principais gargalos de infraestrutura do país.

E grande parte dos bons resultados obtidos, com evolução significativa da cobertura em busca da universalização dos serviços na capital sul-mato-grossense — meta estabelecida para ser alcançada até o ano de 2025 —, se deve à valorização de seus funcionários. O presidente da empresa, José João Fonseca, conhecido como “Jota-Jota”, lidera e interfere diretamente nas políticas de gestão de pessoas.

Ele é o idealizador de uma verdadeira cruzada contra a terceirização, que resultou na efetivação de cerca de 200 pessoas que trabalhavam como prestadoras de serviços em atividades diretamente ligadas ao negócio principal da companhia, a exemplo das equipes de campo.

Com as contratações, esses profissionais passaram a ter acesso a um pacote de benefícios bem mais atraente do que desfrutavam como terceirizados, incluindo plano de saúde, vale-alimentação, auxílio-creche para filhos de até 7 anos, bolsa de estudo e participação nos resultados. Consequentemente, o nível geral de satisfação aumentou.

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“Não fizemos isso para bancar de bonzinhos, e sim como um passo importante na busca pela qualidade e para o aumento da receita. Todos sabemos que funcionários próprios vestem muito mais a camisa do que os terceirizados”, afirma o presidente.

Para reforçar ainda mais o espírito de “dono do negócio”, foram criadas premiações por produtividade, com critérios específicos para cada setor, mas sempre ligados a práticas individuais que contribuam para aumentar o índice de satisfação dos clientes ou para melhorar os resultados financeiros — como convencer uma família a aderir aos serviços de esgoto ou identificar ligações clandestinas à rede. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A empresa organiza caminhadas e outras ações de atividades físicas para os funcionários no Parque das Nações Indígenas, localizado em frente à sede. Sem uma política formal de evolução de carreira, a equipe sente falta de diretrizes mais claras sobre o que é preciso fazer para se candidatar a promoções.
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