Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Jennifer Lawrence critica desigualdade salarial em Hollywood

Nem a mais bem paga atriz de Hollywood, Jennifer Lawrence, recebe o mesmo que seus colegas do sexo masculino. E ela resolveu falar sobre isso.

Por Por Mariana Amaro Atualizado em 17 dez 2019, 15h26 - Publicado em 14 out 2015, 09h52

SÃO PAULO  – Aos 25 anos, ela é uma das maiores atrizes do mundo, já ganhou Oscar (em 2013, por “O Lado bom da vida”) e arrasta para os cinemas milhares de pessoas sempre que aparece em algum filme e… foi considerada a atriz mais bem paga de Hollywood. Mas, nem assim, ela ganha o mesmo salário que os homens que trabalham na mesma indústria. 

“Estou cansada de ter que encontrar uma maneira ‘adorável’ de expressar a minha opinião para que continuem gostando de mim”, escreveu a atriz Jennifer Lawrence, de 25 anos, em um artigo publicado na newsletter organizara por Lena Dunham, criadora e atriz da série Girls. 

Ela descobriu que seu salário era muito inferior aos seus colegas homens quando e-mails foram hackeados e divulgados no final do ano passado. 

“Não fiquei brava com a Sony, fiquei brava comigo. Eu falhei como negociadora porque cedi cedo demais”, escreveu. Um dos fatores determinantes para que Jennifer “cedesse cedo demais” foi, segundo ela, sua vontade de não parecer mimada.

Na semana passada, Gwyneth Paltrow, de 43 anos, atriz de “Homem de Ferro”, disse, em entrevista à revista Variety, que a diferença entre os cachês é dolorosa. “Seu salário é o meio de quantificar a sua qualidade. Se os homens recebem muito mais que as mulheres pela mesma coisa, é uma droga”, contestou a atriz.

LEIA MAIS:

E se os homens fossem apagados do poder?

Mulheres no mercado de trabalho: pequenas mudanças, grandes avanços

Equidade de gênero no mercado de trabalho vai demorar 80 anos, indica estudo

Em 2015, Gwyneth foi eleita como uma das 12 atrizes mais bem pagas no mundo, pela Forbes, com um salário estimado de cerca de 9 milhões de dólares. Nada mal. Acontece que o seu companheiro de cena, Robert Downey Jr. foi o ator mais bem pago, com um salário anual de 80 milhões de dólares, enquanto a atriz mais bem paga, Jennifer Lawrence, recebeu 52 milhões de dólares: uma diferença de 28 milhões de dólares. 

Continua após a publicidade
Publicidade