Descubra seu perfil para investir melhor

O perfil de investidor agressivo depende de seu plano de vida e de suas escolhas, que mudam a forma como o dinheiro faz parte de seu dia a dia

Se o assunto é investimento, é comum, na conversa com o gerente de banco, ser questionado sobre qual é seu perfil como investidor: conservador, moderado, arrojado ou agressivo.

De saída, é difícil entender as classificações, a menos que você esteja familiarizado com  a terminologia. A análise do perfil do investidor é essencial para melhor adequar as ferramentas financeiras às suas aplicações.

Para os mais propensos ao risco, modalidades mais voláteis, como renda variável e fundos multimercados, costumam ser indicadas. Para os conservadores, opções menos arriscadas em renda fixa acabam sendo as mais frequentes.

As preferências de investimento, no entanto, não devem ser as únicas levadas em conta na hora de escolher a melhor aplicação, uma vez que não é só o risco financeiro que compõe a renda do indivíduo mas também seu risco operacional, o qual está relacionado diretamente com sua fonte de renda primária que virá a se tornar o capital investido.

Diferentes empregos geram níveis de risco operacional bastante distintos. Um empreendedor conta com uma carreira profissional mais arriscada do que um funcionário público que tem a garantia de que seus serviços não serão dispensados.

Dessa maneira, pode ser interessante para o empresário buscar opções de investimento mais conservadoras que proporcionarão garantias mais certas de rendimento. Assim, evita-se operar na incerteza e afasta-se a possibilidade de prejuízo absoluto.

De forma análoga, o servidor público pode preferir produtos de maior risco, uma vez que em seu negócio-base não há como assumir posições arriscadas que aumentem seus rendimentos. Um apetite pelo risco financeiro maior permitirá, em caso de sucesso, obter bons retornos no longo prazo. 

Em suma, se há estabilidade operacional e baixo risco de desemprego, uma boa escolha é aplicar sem grandes receios. Para o caso inverso, a busca por um porto seguro financeiro será sempre bem-vinda.

É importante observar o todo para chegar a uma conclusão apropriada quanto à forma de operar no mercado financeiro. O perfil agressivo depende do plano de vida e das escolhas gerais que mudam as formas como o capital passa a fazer parte do orçamento, e escolhas que levam em consideração todos esses fatores tendem a oferecer maior estabilidade e conforto nas finanças pessoais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: