7 apps para comprar, vender, alugar ou doar objetos usados

Uma seleção de plataformas que vão ajudar você a aumentar sua renda, economizar ou simplesmente fazer o bem.

Nove em cada dez brasileiros que já experimentaram alguma modalidade de consumo colaborativo, com experiências como aluguel de itens usados, ficaram satisfeitos com a experiência. É o que mostram os dados de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Apenas 2% não gostaram da prática – os outros se disseram indiferentes.

A economia compartilhada atende às expectativas de uma parcela cada vez maior da população de praticar o consumo consciente. Para 71% dos entrevistados, ter mais do que o necessário em casa mais atrapalha do que ajuda.

Só que há muito para avançar nessa prática. Um estudo do instituto Akatu mostrou que 76% das pessoas é indiferente ou está começando a se interessar agora por ações que os ajude a ter hábitos mais sustentáveis de compra. Entre os mais conscientes, 52% são da classe AB, 40% possuem nível superior e 24% têm mais de 65 anos.

Para ajudar você a reforçar esse time – e ainda ganhar dinheiro extra, economizar ou praticar o bem –, selecionamos sete serviços de compra, venda, aluguel ou doação de usados.

Enjoei
Um dos mais badalados apps de compra e venda de roupas, acessórios e calçados, tem lojinhas especiais de famosos e influencers, como Giovanna Antonelli, Cleo Pires, Camila Coutinho e Dani Noce. Dá para encontrar também produtos nunca usados, com preços mais elevados.
Disponível para os sistemas iOS e Android.

Loc
O Loc é um app de aluguel de roupas e acessórios, muitas delas de grife. Você seleciona as peças que deseja, fazendo uma busca por localização do anunciante, e combina a entrega e a devolução pela ferramenta de mensagens. Também é possível anunciar roupas – mas a ideia aqui não é se desfazer do que você não usa mais, e, sim, alugar as peças que considera mais bacanas.
Disponível para os sistemas iOS e Android.

Spinlister
É uma plataforma de compartilhamento de equipamentos para a prática de esportes ao ar livre, como bicicletas, pranchas de surf e esquis. Ideal para quem vai viajar e quer aproveitar mais as cidades, porque há locadores em vários países, como Holanda, Estados Unidos e Inglaterra, além do Brasil.
Disponível para os sistemas iOS e Android e no site pt.spinlister.com

OLX
Alguns dos fortes da OLX são a abrangência, com vendedores em todos os estados brasileiros, e a diversidade de categorias de produtos. O app permite compartilhar os anúncios no Facebook e no Whatsapp.
Disponível para os sistemas iOS e Android e no site olx.com.br

Mercado Livre
Como o app de compra e venda é integrado com a ferramenta Mercado Pago, é possível parcelar os valores. O sistema de buscas tem funcionalidades como pesquisar por localização do vendedor e por anúncios com frete grátis.
Disponível para os sistemas iOS e Android e no site mercadolivre.com.br

Helpn
Este aqui é para quem tem artigos em bom estado em casa, como roupas, livros, eletrodomésticos, peças de carro e móveis, e quer fazer uma boa ação, encaminhando a quem precisa. É possível doar até alimentos que não estejam vencidos. Você tira uma foto do objeto, faz upload na plataforma e combina com o interessado a melhor forma de retirar o produto.
Disponível para o sistema Android

eBay
Sediado nos Estados Unidos, o eBay é uma gigante do comércio eletrônico global, com entrega em vários países e pagamentos mediados pela plataforma PayPal. A ferramenta permite comprar e vender itens novos, mas dá para fazer buscas só por objetos usados, além de selecionar o país de origem dos anúncios.
Disponível para os sistemas iOS e Android e no site br.ebay.com

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.