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Nível de inglês: como funcionam os exames de proficiência

Entenda a diferença entre testes multinível e os exames level-based

Por Alberto Costa, da Cambridge Assessment English
Atualizado em 19 fev 2020, 18h16 - Publicado em 19 fev 2020, 16h00

A comprovação do domínio do idioma, seja para estudar fora do país ou conseguir um melhor posicionamento no mercado, tem sido um item cada vez mais desejado no currículo. Mas, apesar da popularidade, por vezes o processo de certificação pode gerar grandes dúvidas e inseguranças, principalmente quando o candidato não conhece bem os critérios de avaliação do exame para o qual ele está aplicando. Para evitar essa sensação o primeiro passo é definir qual é o exame que melhor apóia seus objetivos e necessidades pessoais.

A partir daí, uma estratégia que pode ser eficiente é aprofundar o conhecimento em relação ao formato da prova sobre as habilidades testadas, entender quais são os critérios levados em consideração para alcançar o resultado pretendido e alinhar suas expectativas em relação a nota que você deseja atingir. Informações do gênero podem ser encontradas facilmente no portal das universidades, dos centros aplicadores dos exames e até mesmo naqueles que proveem conteúdo.

Entretanto, há detalhes relativos ao modelo de cada prova e da forma de correção que nem sempre são muito claros. Mas que passarão a ser após a explicação abaixo, onde falaremos sobre a diferença dos testes construídos a partir do princípio de multinível e dos exames desenvolvidos com base no domínio de níveis.

Os chamados testes multinível podem ser enxergados, para facilitar o entendimento, como provas de verificação de nível. Independente de como o candidato tenha se preparado, eles medem o avanço e desempenho de cada pessoa dentro de uma escala. É como se fosse uma fotografia tirada no momento da prova e nela saísse registrada como está o seu conhecimento naquele exato instante. Ou seja, seu resultado é mutável e, por isso, geralmente o relatório emitido a partir da experiência possui prazo específico de validade, assim como cada instituição determina o intervalo de nota que será aceito.

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Além disso, nem sempre eles avaliam as quatro habilidades fundamentais speaking (falar), listening (escutar), reading (ler) e writing (escrever): há casos em que é possível escolher qual delas você quer testar individualmente. Outra particularidade é que a avaliação oral é realizada de maneira individual, uma vez que não é possível presumir que todos os alunos possuem o mesmo nível de inglês para interagir.

A vantagem do teste multinível é que, justamente por não fornecer decisões de aprovação ou reprovação, os alunos são sempre motivados pelos feedbacks que recebem, isso os incentiva a alcançar níveis cada vez mais altos.

Já os exames level-based são aqueles construídos com base no domínio de um nível específico e que conferem certificados sem validade especificada pelo emissor. Sua elaboração leva em conta o processo do aprendizado e do estudo como um todo e a lógica que guia o resultado é que apenas quem absorveu o conhecimento de maneira sólida conseguirá atingi-lo. A partir disso, entende-se que dificilmente esse domínio será perdido.

Nesse formato, as provas sempre avaliam as quatro habilidades de forma orientada e consideram para o sucesso o cumprimento das tarefas pedidas. As partes voltadas ao listening e ao reading tendem a apresentar questões mais objetivas em formato de múltipla escolha e dissertativas. No writing é avaliada a coerência e a coesão do texto. O avaliador checa se o candidato sabe usar referências e se as frases escritas fazem sentido. E isso vai muito além de apenas ter a gramática correta. Já para o speaking os critérios são pronúncia e coerência. O resultado disso tudo é um certificado internacional totalmente isento e de muito prestígio.

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Ou seja, saber essas informações para usá-las a favor do sucesso representa um diferencial no momento da escolha, no período preparatório e no cuidado para os estudos. Na estratégia traçada leve em consideração a necessidade de se ambientar ao tipo de prova, aos critérios de correção e aos pontos que serão cobrados.

*Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

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