Continua após publicidade

Conheça a profissão que está em alta com as novas metodologias ágeis

Agilista é o profissional que auxilia na implementação de metodologias ágeis e está em alta no mercado. Veja como se especializar

Por Caroline Marino
Atualizado em 13 ago 2021, 10h25 - Publicado em 25 mar 2020, 15h00

Empresas de todos os setores e portes estão preocupadas em se manter competitivas neste mundo em constante mudança. Tanto é que uma projeção do IDC, consultoria de inteligência de mercado, aponta que os gastos com tecnologia para transformação digital chegarão a 6 trilhões de dólares até 2022.

Um dos reflexos desse cenário é o nascimento de novas funções. Uma delas é o agile coach, ou agilista, responsável por orientar as equipes na implementação de metodologias ágeis, fornecendo ferramentas, treinamento e mentoria. De acordo com um levantamento do LinkedIn, entre 2015 e 2019 houve crescimento médio de 53% na procura por esses profissionais.

“Todos os negócios, dos mais tradicionais aos mais inovadores, precisam desse funcionário. A agilidade é o combustível dos novos modelos de trabalho”, afirma Rafael Souto, presidente da Produtive, consultoria de carreira. Segundo ele, muitas das empresas que estão trabalhando nas mudanças exigidas pelo novo mundo do trabalho não obtêm sucesso por não dominarem os métodos ágeis.

No Grupo Zap, plataforma de aluguel e venda de imóveis, há um time de agilistas que atua dentro do departamento de design, produto e engenharia. Diana Neves, de 35 anos, faz parte da equipe. Formada em letras com especialização em antropologia — o que a ajuda a entender o comportamento humano, uma das habilidades necessárias para a profissão —, ela viu na atividade uma forma de tocar projetos com mais fluidez.

“Trabalhava com lançamento de produtos e sofria com a dificuldade de os projetos avançarem. A agilidade surgiu ao buscar soluções”, diz. Em 2015, Diana começou a fazer cursos de metodologias ágeis para ter ferramentas que a ajudassem a lidar com equipes multidisciplinares e a encontrar soluções para problemas em cenários complexos.

Continua após a publicidade

Há cinco anos na área, Diana garante que o mercado está bem aquecido — o que possibilitou a ela buscar  uma empresa alinhada a seus valores. Há sete meses no Grupo Zap, sua função é conversar com os times para auxiliá-los a agilizar e a simplificar processos, priorizando tarefas e focando o que é estratégico para o negócio. “Além de domínio técnico, o agile coach precisa entender de pessoas e saber como influenciá-las. Sem isso, não consegue que o time aplique a metodologia da maneira certa”, diz Caio Arnaes, diretor de recrutamento da Robert Half.

-

Conheça mais profissões em alta

Publicidade