Continua após publicidade

Como ser mais criativo no trabalho

Embora seja uma das três competências mais importantes para o trabalho em 2020, sete em cada dez pessoas não se consideram criativas

Por Bárbara Nór
Atualizado em 16 mar 2020, 15h00 - Publicado em 16 mar 2020, 15h00

Se existe uma competência cercada por uma aura de mistérios, é a criatividade. Ela é tão mitificada que parece que nós, meros mortais, nunca seremos bons o bastante para alcançá-la. E as histórias extraordinárias dos processos criativos de pessoas que revolucionaram suas áreas de atuação só reforçam nosso sentimento de impotência.

Já ouvimos falar, por exemplo, que Wolfgang Amadeus Mozart não fazia esforço nenhum para compor e que suas obras apareciam prontinhas em sua cabeça nos momentos em que ele estava sozinho e de bom humor. Ou então que Albert Einstein concebeu a teoria da relatividade enquanto estava, simplesmente, conversando com um amigo.

Essas histórias são altamente românticas, mas não passam de mitos — e são desvendadas no livro A História Secreta da Criatividade, de Kevin Ashton (Sextante, 44,90 reais). Mozart, na verdade, era um assíduo estudante de composições, ensaiava suas obras ao piano e escrevia cartas para a família dizendo que estava enfrentando bloqueios criativos. Einstein só chegou à Teoria da Relatividade depois de muito tempo observando a natureza e estudando teorias de outros cientistas para ir, pouco a pouco, se aproximando de uma descoberta autêntica. Ou seja, até as mentes mais geniais sofrem e precisam trabalhar duro para criar algo inovador.

O que precisamos fazer é desenvolver essa competência — e ela pode ser lapidada, ­assim como qualquer outra. E quem se dedicar a isso terá grandes chances de se destacar no mercado. De acordo com o relatório Future of Work, publicado em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, a criatividade é a terceira habilidade mais importante para o trabalho em 2020 — atrás apenas da resolução de problemas complexos e do pensamento crítico.

Continua após a publicidade

Na reportagem de capa de março da Você S/A (ed. 262), damos o passo a passo para lapidar essa habilidade e explicamos quais são os principais desafios na busca por um pensamento criativo. 

A matéria está disponível na versão impressa (assine aqui) e digital por meio dos aplicativo da VOCÊ S/A (Android e IOS)

Compartilhe seus comentários com a gente nas redes sociais e no e-mail redacaovocesa@abril.com.br 

A Editora Abril tem uma parceria com Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela Você S/A sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade