Imagem Blog

Patrícia Maldonado

Por VOCÊ S/A
Jornalista, trabalha com TV há 24 anos. Passou por Globo/SporTV, Record e Band. Ministra o curso "Perca o medo da câmera". @patriciamaldonado
Continua após publicidade

Seu celular e uma janela: isso é tudo o que você precisa para gravar seus vídeos

Falta de equipamento profissional não é desculpa. Veja como fazer mais com o mínimo.

Por Patrícia Maldonado, colunista da Você S/A
Atualizado em 26 Maio 2021, 13h55 - Publicado em 30 nov 2020, 12h26

Muita gente não faz vídeos por não ter equipamentos de captação e iluminação profissionais. Porque a casa onde mora é escura. Porque não tem um microfone de lapela. Porque procura desculpas e não soluções. Você tem um smartphone? No lugar onde você mora tem uma janela por onde entra luz natural? Consegue pedir silêncio durante alguns minutinhos para a família? Então você pode gravar hoje mesmo!

Sim, poderia ficar melhor se você tivesse uma câmera profissional, de preferência com um operador fazendo o trabalho. Mas você sabia que Steven Soderbergh, diretor com um Oscar e uma Palma de Ouro no currículo, gravou seu novo filme, Unsane, com um iPhone? Sabia que muitas reportagens e transmissões ao vivo que você vê na TV, principalmente de correspondentes internacionais, como eu, são feitas por meio de smartphones? Sabia que tem profissionais gravando casamentos com o aparelhinho que você só usa para mandar piadinha no WhatsApp? Pois é…

Quando o assunto é a iluminação escuto sempre: “mas é possível gravar num ambiente fechado sem uma luz especial, um ring light (luz da moda), um rebatedor, um especialista checando a qualidade da imagem e medindo a intensidade da luz com o fotômetro?” A resposta é: sim! Óbvio que tudo isso que eu falei antes é maravilhoso mas, mesmo sem nada disso, é possível fazer um material bacana.

“Ah, mas eu não tenho microfone, igual os youtubers”. Calma. É verdade que um áudio ruim acaba com qualquer vídeo bom. Mas isso não quer dizer que você precise comprar hoje um microfone de última geração. Se o lugar que você escolher para gravar for silencioso já é meio caminho andado rumo ao sucesso do seu material! E, cá entre nós, os aparelhos vem se aperfeiçoando tanto que os microfones melhoraram muito de qualidade. Pro que você precisa ele dá conta do recado sim!

Não ficou satisfeito com meus argumentos? Acha ainda que não tem condição de fazer um vídeo hoje? Então preste atenção no mini-guia que eu montei abaixo. Tenho certeza que essas dicas vão te dar mais segurança:

1– Limpe bem a lente da câmera do celular antes de começar (parece besteira mas muita gente esquece e isso compromete a qualidade da imagem). Para evitar interrupções (notificações, mensagens, ligações) coloque o aparelho no Modo Avião;

Continua após a publicidade

2– Grave sempre de frente para a janela, a favor da luz. Se você gravar de costas a câmera vai compensar a luz que vem de trás e você vai ficar escuro;

3– Estabilize o aparelho. Se tiver um tripé, ótimo. Caso não tenha apóie o aparelho num estante, numa mesa, não importa. Mas tente deixar a câmera paradinha. Nada mais chato do que assistir a um vídeo tremido;

4– Preocupe-se com o áudio. Escolha um ambiente silencioso e, de preferência, sem eco;

5– Capriche no enquadramento, que é o que vai aparecer na tela. Nada de deixar um pedaço da sua cabeça de fora e nem de deixar muito “teto”. Fique no centro da imagem!

6– Ohe para a câmera e não para si mesmo! Além de te conectar com quem está assistindo, olhar para a câmera garante uma postura melhor e evita que você se desconcentre!

Continua após a publicidade

7– Ao apertar o botão do REC abra um sorriso! É muito mais agradável ver um vídeo onde a pessoa aparece sorrindo!

Agora não tem mais desculpa, certo?

Boa sorte na gravação!

 

 

 

Publicidade