4 dicas para se comunicar melhor em tempos de crise do coronavírus

Como evitar declarações impensadas, ambíguas, desordenadas. Professor Diogo Arrais explica

Com o avanço deste tipo de coronavírus, o COVID-19, andam sendo muito comuns declarações (escritas e faladas) impensadas, ambíguas, desordenadas, gerando diversos ruídos a uma marca ou carreira.

 Nesta coluna, deixo algumas sugestões:

REVISÃO

Antes de qualquer publicação, procure revisar os elementos que compõem a apresentação em vídeo (cenário, postura, vestimenta, facial, gestos). Dê atenção especial ao texto e ao nível de linguagem (coloquial ou formal).

Em suma: agora é um momento de fraternidade e paciência.

ÍMPETO

Um dos maiores segredos de pessoas e marcas agregadoras está na serenidade, no respeito, no cuidado com as palavras. A regra é: jamais redija (ou discurse) com raiva, ódio.

Pelo amor que você tem à sua marca pessoal, não caia na ideia de que “quase ninguém está vendo o que publiquei” ou “foi com outra intenção”. Tempos sensíveis são tempos sensíveis.

UTILIDADE PÚBLICA

Se o profissional nunca esbravejou em mídias sociais, no sentido da crítica, os erros – com uma performance iniciante – serão inevitáveis. O que ele pode fazer é usar esses canais de comunicação para “mostrar o seu dom”, como “ensinar a cozinhar um prato”, “pintar uma obra”, “trocar uma peça”, “explicar sobre empreendedorismo”, ou seja, prender-se à área de atuação.

FUGIR DO ÓBVIO     

Por que lemos ou assistimos a uma determinada obra? Acréscimo, entretenimento, emoção. Precisamos ter grande cuidado com o nosso público, para não mostrarmos apenas o óbvio, a futilidade.

 Antes de quaisquer publicações, vale o seguinte pensamento: em que estou somando na vida do meu espectador?

Lembremo-nos de que, neste enigmático tempo, precisaremos muito da comunicação elegante, da postura correta e do bom uso das palavras (com a devida sensatez gramatical). Os ruídos podem trazer ainda mais prejuízos.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

 

 (foto/Divulgação)

                     

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s