Imagem Blog

Diogo Arrais

Por Língua
É professor de língua portuguesa, consultor de empresas, fundador do Arrais Cursos e criador do Canal Mesma Língua no Youtube
Continua após publicidade

3 erros de português que atrapalham muito as mensagens por WhatsApp

Ao usar o Whatsapp para se comunicar com contatos profissionais e fazer vendas de produtos pelo aplicativo tome cuidado com estes desvios frequentes

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Atualizado em 9 dez 2020, 19h28 - Publicado em 4 fev 2020, 14h34

Hoje em dia, muita gente vende pelo WhatsApp (e outros aplicativos de mensagens urgentes). Ali, os desvios e ruídos em relação ao padrão da Língua e à ordem textual podem trazer inúmeros prejuízos. Listei três pontos:

VOCATIVO OU COMPLEMENTO

O chamado vocativo, termo responsável pelo chamamento, tem o emprego da vírgula como marca. Exemplos:

“Já estou com o veículo oficial. Levarei, Maria?”

Continua após a publicidade

Sem o uso da vírgula, no exemplo acima, “Maria” é o complemento do verbo e o sujeito “levará Maria” a algum lugar.

“Já estou com o veículo oficial. Levarei Maria?”

É apenas um sinal de pontuação, mas ser organizado encanta o cliente.

Continua após a publicidade

AMBIGUIDADE

Linguisticamente, é o vício de linguagem que resulta em mais de uma interpretação de significado para um agrupamento de palavras. Vejamos  o caso abaixo:

Continua após a publicidade

“Caros Colegas,

Vocês não vão acreditar! Acabei de falar com o chefe que estava com depressão.”

Quem estava depressivo? O sujeito da frase ou o chefe? O pronome “que” também nos leva a entender que há outros chefes, mas um passou por depressão. Uma simples reestruturação da oração retira o problema:

Continua após a publicidade

“Caros Colegas,

Vocês não vão acreditar! Acabei de falar com o chefe, sobre minha depressão.

EXCESSOS DE DESVIOS ORTOGRÁFICOS

No ambiente profissional, estamos constantemente sendo avaliados. Uma dessas avaliações ocorre em relação ao padrão da Língua, uma vez que apresentações e publicações (a clientes, a colaboradores e ao público) devem ocorrer em acordo às regras gramaticais.

Por isso, procure sempre revisar a mensagem escrita.

Continua após a publicidade

 Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

(foto/Divulgação)

                       

Publicidade