Perfil de investidor

Dinheiro

Se eu nunca investi, como descubro em qual perfil me encaixo? A resposta mais óbvia é fazer os testes disponíveis nas corretoras e bancos, claro.

Esses questionários, porém, são genéricos demais. Não dá para confirmar o futuro dos seus investimentos em algumas perguntas prontas, que têm mais caráter legal do que de planejamento financeiro. 

E nem sempre respondemos ao questionário com total afinco: alguém pensando em investir pode não ter todas as respostas prontas na cabeça.

Talvez não saiba por quanto tempo quer manter aquele investimento, ou o que realmente planeja fazer com aquele dinheiro.

Para refletir sobre seu próprio perfil, é preciso fazer perguntas mais específicas sobre sua vida. Veja:

O importante é o que você quer fazer com o dinheiro e quando. Se é realizar um sonho no futuro, o apetite por risco é maior. Se é apenas manter seu patrimônio, você é conservador.

Pense nos objetivos

Se você perde noites de sono pensando em perdas nos investimentos, mesmo que isso não afete seu padrão de consumo imediatamente, a agressividade pode não ser para você.

Se conheça

O que não falta na internet são promessas de enriquecer rapidamente – e te convencer a aceitar um risco maior do que você realmente suporta. Cuidado.

Não se deixe influenciar

Não é preciso ter pressa para definir seu perfil. Comece experimentando ser mais arrojado com quantias pequenas – isso mostrará o quanto você realmente aceita correr riscos.

Vá com calma

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em