O que é
MBTI?

desenvolvimento
pessoal 

O MBTI é um teste de personalidade que divide todos os seres humanos em 16 tipos básicos, descritos cada um por um conjunto de quatro eixos de letrinhas: ESFJ, ESFP, ISTP etc.

Introversão (I) vs. extroversão (E)

1

Extrovertidos são aqueles que se energizam por meio de interações com outras pessoas e com o mundo exterior, e se cansam quando estão sozinhos.

Os introvertidos, por sua vez, descansam sozinhos e buscam energia no mundo interior; ficam esgotados com interações sociais em excesso.

Sensação (S) vs. intuição (N)

2

Os ditos “sensíveis” têm pensamentos pé no chão; foco na vida prática e nas coisas apreensíveis pelos sentidos.

Já os tipos intuitivos gostam de abstração, teoria e questões existenciais, e adotam uma visão panorâmica.

Pensamento (T) vs. Sentimento (F)

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T vem de “thinking” e F de “feeling”. Diz respeito à maneira de tomar decisões: deixando-se levar pelos sentimentos e valores ou atendo-se à lógica.

Julgamento (J) e percepção (P)

4

Ele tem a ver com sua maneira de levar a vida: os jotas são regrados e planejados, fazem planilhas e cronogramas.

Os pês mantêm suas opções abertas, gostam de improviso e se incomodam com rotinas.

Se você nunca fez o teste por meio de um coach ou RH, mas sabe quais são suas letrinhas, é provável que você tenha respondido à mais popular versão gratuita do MBTI, denominada 16Personalities.

O problema é que, apesar da popularidade nos RHs, o MBTI não é um consenso acadêmico.

Boa parte das pesquisas favoráveis a ele estão em periódicos publicados pela própria Myers-Briggs Company, dona dos direitos do teste, em um claro conflito de interesses. 

O MBTI se baseia na psicologia analítica de Carl Jung – um conjunto de ideias que, apesar da importância histórica, não foram baseadas em experimentos de laboratório utilizando o método científico. 

Muitos especialistas em psicometria – a área que une matemática e psicologia – consideram o MBTI uma ferramenta ultrapassada ou mesmo pseudocientífica, e defendem alternativas.

A mais popular delas se baseia no modelo Big Five, que retorna 5,3 milhões de resultados no Google Acadêmico, contra 42 mil do MBTI – eis a diferença entre as bibliografias por trás de cada teste. 

vocesa.com.br

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