Mentiu para o chefe? Veja o que fazer

Trabalho

Se você cabulou o trabalho, não entregou um projeto ou se ausentou de uma reunião e foi pego no pulo pelo seu chefe, o que é melhor fazer? 

Veja as quatro atitudes ideais para lidar com o problema.

Não há outra coisa a fazer que não seja admitir o erro. Inventar outra mentira só irá aumentar o tempo e a proporção da crise que acaba de iniciar. 

Confessar

1.

Por pior que possa parecer, a mentira faz parte da natureza humana. Desde que não prejudique ninguém, pequenas mentiras são até um modo de sair de situações difíceis.

Demonstrar entendimento sobre a situação gerada e aceitar a punição devida é sinal de que concorda e que assimilou bem a responsabilidade.

Aceitar a punição

2.

É preciso ser honesto. Se você sempre pede desculpas pelo mesmo erro, isso mostra que não foi uma situação pontual.

Pedir desculpas e mostrar, de forma antecipada, a predisposição para um ‘reparo’ pelo que foi feito é uma estratégia interessante.

A relação com seu superior poderá ficar abalada, e pode ser que ele não queira dar uma segunda chance, o que seria compreensível.

Entender os prejuízos

3.

Mas a punição deve ser sempre no mesmo nível do dano. Mentir por chegar 10 minutos atrasado é menos prejudicial que dar desculpa por não conseguir entregar um projeto.

Ser pego uma vez e conseguir reverter o problema não é sinal de que, numa eventual segunda mentira, as coisas seguirão bem.

Ter cuidado

4.

É preciso cautela ao normalizar uma situação errada. Atrasos frequentes – e cada vez maiores – são um dos exemplos mais comuns de hábitos nocivos, e que podem acabar em demissão.

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em