6 dicas para melhorar a gestão do tempo

Desenvolvimento pessoal

O primeiro passo é fazer uma análise detalhada de como você gasta seu tempo – alguns apps ajudam nesse diagnóstico, como o Toggl e o RescueTime.

Rastreie seu tempo

1.

Reserve uma semana só para esse monitoramento. A partir daí, você conseguirá ver onde mora o problema e começar a pensar em soluções.

Nenhum plano de ação é perfeito: é preciso criar programações realistas.

Seja honesto

2.

Se você sabe que demora para redigir um relatório, não invente de reservar somente uma hora para essa tarefa. Você vai furar a própria estratégia – e se desanimar.

Independentemente do método escolhido, é preciso estar atento para produzir.

Regule seu sono

3.

E vários estudos já mostraram que uma boa noite de sono é imprescindível para isso. Oito horas é o mínimo para a maioria. Nove é desejável, ainda que nem sempre possível.

Gerenciar o tempo de trabalho também significa gerenciar o tempo de descanso – de preferência, em intervalos frequentes e curtos. 

Programe pausas

4.

Também é importante ter uma hora de parar bem definida – caso contrário, o cansaço vira uma bola de neve.

Qualquer método de gerenciamento de tempo exige momentos de produção 100% focada. Para isso, só se livrando de todas as distrações do ambiente de trabalho. 

Se livre de distrações

5.

Busque configurações e apps que bloqueiem notificações e sites desnecessários.

Por mais eficiente que seja, nenhum método de gerenciamento de tempo faz milagre.

Elenque prioridades

6.

Você vai ter que deixar algumas coisas para depois, sem culpa. Avalie bem a urgência de cada tarefa.

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em