6 cursos online para quem quer empreender

educação

Quer ter um negócio próprio? Confira seis programas de empreendedorismo oferecidos por instituições de ensino renomadas do Brasil, como USP e Unicamp.

Oferecido por: USP
Duração: 12 horas

CONSOLIDANDO EMPRESAS

Abrir uma empresa no Brasil pode ser uma tarefa complexa, não apenas pela questão tributária. 

Conseguir um CNPJ, saber as diferenças entre capital SA, LTDA e EIRELI, oficializar uma sociedade, entender de investimentos para startups. 

Tudo isso é abordado neste curso. Noções de planejamento fiscal, gestão financeira e direitos trabalhistas estão inclusas no programa.

Oferecido por: Unicamp
Duração: 11 horas

O EMPREENDEDORISMO E AS COMPETÊNCIAS DO EMPREENDEDOR

O curso é dividido em competências desejáveis ao empreendedor: conhecimento, interação, inovação, tomada de decisão, gestão e crescimento.

Oferecido por: USP
Duração: 15 horas

CRIAÇÃO DE STARTUPS

Avaliar o mercado, validar sua ideia de negócio, definir o ecossistema de apoio à sua startup e entender o cliente. 

São alguns dos aprendizados contidos no programa, voltado para quem está iniciando no empreendedorismo. 

Oferecido por: Insper
Duração: 15 horas

INTRODUÇÃO AO MARKETING ANALÍTICO

O curso mostra como tomar decisões em marketing baseadas em análise de dados.

Os professores ensinam a analisar o comportamento do consumidor e a definir o posicionamento da marca, estruturando e testando hipóteses de mercado.

Oferecido por: USP
Duração: 13 horas

MARKETING DIGITAL

O curso orienta sobre técnicas para aumentar a visibilidade da empresa, como as ferramentas de SEO, e usar os recursos do Google, do Facebook e de e-mails de marketing. 

Outros conteúdos trazem aprendizados sobre estratégia de marketing digital e elaboração e divulgação de campanhas. 

INOVE NA GESTÃO DE EQUIPES E NEGÓCIOS

Oferecido por: USP
Duração: 14 horas

Com orientações de startups, como upLexis e Beleza na Web, o curso ensina fundamentos da liderança, processos, contratações, desenvolvimento de produtos e cuidados na gestão da operação da empresa. 

Há aulas sobre como definir missão e valores corporativos, ser mais produtivo, tomar melhores decisões e avaliar resultados, incluindo técnicas de design thinking.

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em