Quem recebe o feedback precisa se preparar emocionalmente. Não leve a conversa para o lado pessoal.
Pode ser uma tarefa difícil, mas o feedback precisa ser encarado como uma ferramenta de melhoria.
Não saia chutando o balde quando não concordar. Se você já partir para uma posição defensiva, vai deixar claro que não está aberto para a cultura do feedback.
Veja seis dicas de como passar por uma avaliação de desempenho:
Muitas vezes a gente não percebe onde está errando. É para isso que serve a conversa. Quando o cérebro entra no modo defensivo e para de prestar atenção ao que está sendo dito.
Não fique na defensiva
1.
Anote os problemas que estão sendo apresentados e os resultados esperados. Essas anotações ajudam a compreender melhor as ideias e na hora de montar um plano de melhoria.
Faça anotações
2.
O psicólogo Albert Mehrabian diz que 55% da nossa comunicação é não verbal. Não fique de cara fechada e braços cruzados – são sinais de que você não está disposto a ouvir.
Linguagem corporal
3.
Peça exemplos de qual seria o comportamento ideal, de como o trabalho deveria ser feito ou alternativas para melhorar. O plano de ação deve ser elaborado em conjunto.
Pergunte
4.
Você não precisa concordar com tudo o que foi dito, mas deve refletir sobre o assunto. Filtre as sugestões de melhoria que fazem mais sentido e coloque-as em prática.
Hora da autoavaliação
5.
Se você está em dúvida sobre o seu desempenho ou finalizou um projeto, tome a iniciativa e peça pelo feedback.