Como fazer networking sendo tímido

CARREIRA

Da próxima vez que você estiver tomando café com alguém que você não conhece muito bem, faça com que a pessoa conte a história dela para você. 

Seja o primeiro a perguntar

1.

Pode ser com um colega de trabalho, um amigo de um amigo, um participante de alguma conferência ou palestra. Também funciona bem por telefone ou call.

Você pode começar de uma maneira simples, como: “Depois eu falo de mim, primeiro, eu adoraria saber algo a seu respeito.”

Se estiverem num evento, pode-se usar:  “Ainda estou pensando a respeito daquela palestra. O que te marcou nela?”.

Principalmente se você estiver tentando um emprego na empresa ou no setor da pessoa, continue com um estímulo que seja uma pergunta: “Como você entrou na empresa X?; “Você gosta da sua profissão?”.

Após os cumprimentos iniciais, adapte a sua abertura para o tipo de tópico que está buscando: “Como foi o Google nos anos iniciais da empresa?” (Você viu isso no LinkedIn.)

Demonstre curiosidade

2.

Ou então: “Você gosta de escrever com frequência?” (Você acompanha o site, boletim informativo ou blog da pessoa.)

Quando a curiosidade é mais mental, a observação é mais física. Isso funciona melhor pessoalmente e é muito valioso quando se encontra pessoas novas.

Seja um observador atento

3.

Parte importante de ser um observador atento é deixar o novo contato à vontade (mais do que garantir uma conexão sólida), e parte disso é reunir sua própria percepção dele ou dela.

Tente, por exemplo: “Seus óculos são super legais. Você coleciona óculos?”. Ou “De quais acessórios de celular você gosta?”

Algumas coisas a serem consideradas durante uma conversa: eles estão desconfortáveis e inquietos, ou estão relaxados? Estão focados apenas no negócio ou revelam um pouco de si próprios?

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em