O brasileiro aderiu à onda da comida natural e orgânica. O país já é o 4º em consumo de alimentos saudáveis e movimenta US$ 35 bilhões por ano.
Ao fazer compras, 68,8% das pessoas declaram priorizar alimentos naturais, e 45,5% preferem adquirir produtos orgânicos.
Veja dicas para quem deseja empreender nesse mercado.
Seja inovador. Ao preencher uma lacuna do processo produtivo, maior a tendência de ter retornos financeiros em espaços de tempo cada vez mais curtos.
1.
Tenha um plano de negócios bem definido. Estudar o segmento, conheça os concorrentes , ambiente de negócios, mercado, tendências e desejos dos consumidores.
2.
Também busque fornecedores, faça curadoria de produtos de qualidade e estabeleça relacionamento com clientes de maneira diferenciada, para fidelizá-lo.
Esteja atento às características do mercado e procure atuar de acordo com as suas peculiaridades, como o perfil dos compradores de orgânicos.
3.
Trata-se de um consumidor mais engajado, preocupado com sustentabilidade e mais interessado em conhecer as particularidades da produção orgânica e sustentável.
Para o produtor, a tendência é a de trabalhar com maior diversidade, tanto pelo melhor aproveitamento da área de cultivo quanto para melhorar o uso do solo.
4.
Um ambiente diversificado facilita o controle de doenças e insetos. Além disso, possibilita ao consumidor maior poder de escolha.
A tendência de alta no consumo de produtos orgânicos, o crescimento do setor e a oportunidade de ganhar dinheiro não devem ser sinônimos de amadorismo.
5.
Não empreenda visando somente ganhar dinheiro. Se estiver envolvido com a filosofia da proposta dos orgânicos, outros elementos vão fazer o seu negócio se diferenciar.