Como deixar portas abertas no ex-emprego

Mercado de trabalho

Pessoas entram e saem das empresas todos os dias. Mas qual a melhor maneira de fazer isso sem perder a chance de voltar?

Em primeiro lugar, seja honesto em relação ao motivo do pedido de demissão.

Explique por que você acredita que a empresa atual não poderia oferecer as oportunidades que você busca e compartilhe o que espera alcançar com sua decisão.

Essa comunicação deve ser feita sempre ao gestor imediato, de forma cordial e sincera, e com uma antecedência de pelo menos duas semanas. 

E, por mais insatisfeito que você esteja, não é hora de discutir a relação – isso deve ser feito antes de tomar a decisão, não depois. 

Se o chefe não retribuir toda a sua educação? Mantenha a calma e a postura, e a deixá-lo falar, mesmo que você não concorde com o que está sendo dito.

 Vencida essa etapa, é hora de se preparar para a fase mais delicada: os últimos dias de trabalho. 

Esse período curto, de um mês ou menos, pode manchar uma reputação construída durante anos. 

Prepare-se para mostrar serviço: cumpra prazos, coloque-se à disposição para treinar um eventual substituto e faça um relatório de todas as suas atividades e o status de cada.

Se necessário, mesmo depois da saída, vale deixar todos os contatos e se colocar à disposição para tirar dúvidas ou responder questões que acabaram não sendo discutidas.

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em