“A gente precisa conversar.” Muita gente treme na base quando escuta isso da chefia. Só dá para pensar em um grande “lá vem bronca”.
Como se não bastasse o nervosismo que bate na hora, você ainda pode se deparar com um gestor que te enche de críticas e ainda usa um tom ameaçador.
Você também pode colocar tudo a perder se entrar em modo de defesa. E o que era para ser uma conversa vira o caos.
O que é uma pena, pois as avaliações de desempenho são mais importantes do que parecem. Quando bem feita, aumenta a satisfação da equipe, ajuda no engajamento e retém talentos.
Veja como dar feedbacks eficientes.
O ideal é criar um ambiente em que a pessoa se sinta confortável e não associe a prática a uma experiência negativa.
Escolha bem o lugar
Dada a carga emocional por trás de uma avaliação, é normal que a pessoa comece a chorar – mesmo em conversas boas. Então sempre tenha a reunião em um local isolado.
Cuidado: não descarregue as suas insatisfações com o fígado. Qualquer crítica deve estar baseada em fatos – sempre olhando para o lado profissional, nunca pessoal.
Nada de desabafo nem de fofoca
Evite frases como “me disseram que você não está colaborando”. O feedback não pode considerar coisas ditas por terceiros, pois podem ser uma interpretação enviesada.
Quando um interrompe o discurso do outro, gera tensão, e ninguém escuta mais o que está sendo dito. Defina as regras antes mesmo de começar a conversa.
Defina as regras
Você pode orientar que o outro espere que você diga o que tem para falar antes de responder. Ou fazer pausas periódicas para que a pessoa possa se posicionar.
Não fique misturando a avaliação positiva com a negativa. Isso pode confundir. Deixe claro que esse é um momento de feedback, e mostre o que vai ser discutido.
Vá direto ao ponto
Falar “achei seu relatório ruim” ou “parabéns, sua apresentação estava excelente” não ajuda em nada.
Seja preciso
Você deve detalhar os motivos pelos quais o trabalho não estava bom. Assim, quem está recebendo o feedback sabe exatamente qual é o problema e o que precisa ser melhorado.
Feedback não é monólogo. A pessoa que está sendo avaliada deve ter espaço para se posicionar e apresentar os seus próprios dados.
Dê espaço
Encoraje o outro a falar e fazer perguntas. Afinal ele pode dar um argumento que explique o que o levou a tomar uma atitude malvista, e até indicar que a avaliação pode estar equivocada.