7 dicas para virar um ninja das entrevistas de emprego

CARREIRA

Há padrões que se repetem em quase todas as seleções, e é possível estar preparado – vai fazer diferença. 

Lembre-se de momentos chave que viveu na carreira. Então escreva, destacando a situação problema, as tarefas realizadas, ações tomadas e os resultados obtidos na ocasião.

Use o “método star” 

1.

 Levante todas as informações possíveis. Mencionar algo da história ou dos números da empresa é um sinal de que você realmente está interessado.

PESQUISE sobre a empresa

2.

Não vá de terno se o lugar for uma startup descolada. Evite joias ou vestido de festa. Se a entrevista for online, não descuide da parte de baixo. Você pode ter que se levantar.

Respeite o Dress code

3.

Há quem ache que está na terapia e é hora de desabafar: fala mal do antigo emprego. E assim deixa claro que, em pouco tempo, estará detonando a empresa nova também. 

não cuspa no prato que comeu

4.

Para falar sobre sua experiência profissional, prepare os discursos em ordem cronológica. Assim você não confunde (e desinteressa) o recrutador.

DÊ ORDEM AO CAOS

5.

Se o entrevistador ficar cortando suas falas, é mau sinal – quer dizer que você está falando demais. Mas você não tem esse direito.

NUNCA INTERROMPA O RECRUTADOR

6.

O recrutador pode pedir para você falar de si mesmo. Então reflita sobre quem você é e anote as conclusões. E busque relacionar seu perfil ao cargo em aberto. 

PRATIQUE O AUTOCONHECIMENTO

7.

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em