O conceito 70:20:10 foi criado por Morgan McCall e seus colegas do Center for Creative, na Carolina do Norte, e é um modelo de desenvolvimento profissional dos trabalhadores.
O estudo demonstra que os gestores são formados com base na exposição a três níveis de ações de desenvolvimento.
Os pesquisadores alegam que as competências são provenientes de missões mais delicadas e experiências (70%) e interação com outros profissionais, principalmente seus superiores (20%).
Por fim, treinamentos formais e estudos pessoais representam 10% do desenvolvimento profissional.
Desta forma, o desenvolvimento de soft skills está conectado não somente aos conhecimentos (os 10% da teoria), mas muito mais aos outros 90%, voltados para a ação.
Missões mais delicadas e experiências desafiadoras (70%) e interação com outros profissionais, principalmente seus superiores (20%), são mais relevantes.
Esse modelo de aprendizagem (70:20:10) já tem sido aplicado em várias organizações, porém há uma crítica na comunidade científica em razão dos percentuais terem sido arbitrados pelos pesquisadores.
Ou seja: pode ser que os números não sejam exatos, mas a ideia geral é a mesma: experiência e interação contam mais para desenvolver skills do que estudos e treinamento.
Então, o primeiro passo no desenvolvimento é entender que os treinamentos não são a única iniciativa para transformar as pessoas em novos líderes.
Estudar em uma excelente escola de negócios ou mesmo atender a diversos treinamentos empresariais é relevante, mas não é suficiente.
Neste espaço de aprendizagem, o grande ganho é a obtenção de conhecimentos e reflexões sobre temas importantes.