7 estratégias para melhorar o seu inglês

Desenvolvimento pessoal

Segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge, 62% dos empregadores declaram que o inglês é importante, mas só 5% planejam investir na melhoria das habilidades do idioma entre suas lideranças.

O recado está claro: as empresas querem atrair profissionais capazes de se comunicar bem em inglês, mas quase nenhuma está disposta em investir na sua capacitação.

Se o seu projeto de carreira passa por frequentar o topo da pirâmide de grandes companhias, você precisa acelerar o seu domínio da língua. Veja como.

Para ficar bom de verdade, o ideal é interagir com a língua todos os dias. A maioria das pessoas precisa de 1.200 horas de estudo para chegar ao topo do domínio do idioma.

Todo dia

1.

Se você estudar uma hora por dia, todos os dias, vai demorar mais de três anos. Então é importante não espaçar esse contato com o inglês. Além disso, a regularidade é um antídoto para o esquecimento.

72% das pessoas dizem que a falta de tempo é o principal obstáculo para aprender inglês. Mas a solução pode estar mais na sua cara do que você imagina – mais precisamente no seu smartphone.

Rotina

2.

Vale ouvir um podcast em inglês enquanto faz esteira ou combinar com o professor 40 minutos de conversação por celular, durante o trajeto de casa para o trabalho.

Para ter regularidade na aprendizagem, é importante sentir prazer na coisa – não encarar como obrigação. Ou tudo vira desculpa para não praticar. 

Prazer

3.

Se o estudo não tem sido prazeroso, busque entender se o modelo de aula não é o que mais te atrai, se a escola ou o professor não te agradam, se o ritmo do seu avanço está sendo frustrante.

Monte um projeto de aprendizagem. O objetivo é refletir sobre como você prefere aprender, e a partir dessa consciência buscar os caminhos que têm mais a sua cara.

Projeto

4.

Se questione sobre como você aprende melhor, em que horário e se prefere livro ou plataformas digitais.

É uma dica clássica: ver filmes e séries em inglês – tente ver com as legendas em inglês. Outra dica é procurar as letras das músicas que você gosta em inglês e conferir a tradução.

Filmes e músicas

5.

Tudo isso ajuda bastante, mas só se você fizer essas coisas com a intenção de aprender. Quando assistir a um filme, deixe um bloquinho e caneta ao lado para anotar as palavras que você descobriu.

Se for fazer uma viagem com a intenção de melhorar o inglês, vale a pena refletir se é o melhor momento. Se o seu nível for básico, passar dois meses nos EUA pode ser um desperdício de grana.

Viagem

6.

Por mais comunicativo que você seja, o provável é que não entenda quase nada do que te dizem. E as conversas serão mais na base dos gestos. Convenhamos: não é o melhor método.

Muitos fogem de situações que envolvem se comunicar em outra língua para não expor uma vulnerabilidade. Até conseguem se expressar bem na hora da aula, mas travam numa reunião em inglês.

IMPERFEIÇÃO

7.

Então perca a vergonha e dê as caras.Se tentar falar rápido como um nativo, provavelmente vai tropeçar em alguma palavra. Então vá pausadamente.  É só uma questão de aceitar o seu nível atual.

vocesa.com.br

Veja essa e outras matérias em