Uma pesquisa da Maturi, que atua na recolocação de profissionais maduros, ouviu 1.317 pessoas com mais de 50 anos, e descobriu que mais da metade foi demitida durante a pandemia.
Para 67% dos entrevistados, o preconceito de idade piorou ao longo do último ano – muito porque as pessoas mais velhas são mais vulneráveis ao coronavírus.
Segundo o Ipea, 57% da população economicamente ativa no Brasil vai ter mais de 45 anos em 2050.
Quer dizer, o país vai precisar que essa gente esteja empregada, atualizada e valorizada para continuar crescendo.
Descubra as vantagens de ter um profissional 50+ na equipe.
Eles são duros na queda. Já passaram por diversas crises em empresas e na economia do país, então não entram em desespero e buscam saídas mais ponderadas.
RESILIÊNCIA
1.
Diferentemente da ansiedade para mudanças na carreira das novas gerações, os 50+ vestem a camisa. Muitos adiam a aposentadoria por sentir que a empresa depende deles.
LEALDADE
2.
Eles já testemunharam inúmeras tomadas de decisões, e viram de perto o que dá certo e o que é certeza de fracasso.
EXPERIÊNCIA COM SOLUÇÕES
3.
Uma empresa com clientes de diversas faixas etárias não pode depender só de jovens para falar com o público. Os mais maduros entendem melhor as necessidades de quem tem sua idade.
OUTRA PERSPECTIVA
4.
Profissionais 50+ têm muita experiência para transmitir, inclusive aos jovens que estão sendo preparados para cargos de liderança. E melhor: eles gostam de compartilhar conhecimento.
MENTORIA
5.
Nenhuma empresa se torna longeva contando apenas com uma garotada. A inteligência emocional dos 50+ faz o contraponto a quem pisa demais no acelerador.