5 instintos humanos que tornam o mercado imprevisível
A Hipótese dos Mercados Eficientes (EMH), de Paul Samuelson, diz que não existe “preço errado” de uma ação. O conjunto de investidores seria plenamente eficaz em precificar os papéis.
O problema é que a EMH depende da premissa de que cada ator age de maneira racional, utilizando essa racionalidade para obter os maiores ganhos possíveis.
Seria perfeito, caso fôssemos robôs. Mas somos humanos, com instintos tortos, programados pela seleção natural. Às vezes, o mercado reage de forma selvagem, e cria distorções nos preços.
A seguir, veja alguns tropeços e deslizes que interferem na forma como nós (investidores ou não) tomamos nossas decisões.
É o famoso “eu sei que a maioria dos traders não consegue bater o mercado, mas eu consigo”.
Ilusão de superioridade
1
É quando o investidor aceita mais facilmente uma informação que confirma as crenças que ele já tinha, mas é resistente a informações que contrariam suas crenças.
Viés de confirmação
2
Nós colocamos dinheiro do cotidiano em caixinhas imaginárias diferentes. Isso nos ajuda a pensar sobre nossas despesas, mas também leva a decisões irracionais.
Contabilidade mental
3
Exemplo: entre gastar R$40 ou R$50 num produto, você opta pelo primeiro. Mas entre desembolsar R$2.000 ou R$1.990, você ignora a diferença – como se R$ 10 valessem menos quando o valor é maior.
É o efeito de se basear em valores de referência para tomar decisões, sem conseguir reajustá-lo.
4
Ancoragem
Por exemplo: na minha cabeça, meio queijo minas padrão é sinônimo de R$ 20. Porém, por causa da inflação, já faz algum tempo que ele custa R$ 30, R$ 35. Resultado: estou sem comprar queijo há meses.
A versão simples da explicação é a seguinte: em média, a tristeza de perder R$ 1 mil é maior do que a alegria de ganhar R$ 1 mil.
5
Aversão ao risco e aversão à perda
Quando uma ação sua sobe muito, você quer vender logo e ter a satisfação de realizar o lucro. Mas, se ela cai demais, você tende a permanecer com essas ações, na esperança de que elas voltem a subir.