Desenvolvimento pessoal
É preciso estimular o cérebro para que ele se mantenha focado na tarefa. Fazer perguntas é uma forma de conseguir isso.
1.
“Por que tenho que executar esta tarefa?”. “O que eu preciso fazer agora?”. “Qual é o próximo passo para resolver este problema?”.
A memória desabastecida faz com que você gaste mais tempo para encontrar soluções. Crie uma rotina de leitura, frequente cursos e palestras.
2.
Levamos 3 segundos para esquecer uma informação. Por isso, você corre o risco de perder o foco se estiver pensando em outras coisas. Seja rápido nas tarefas.
3.
A capacidade de manter-se focado em uma única tarefa pode ser treinada. Você deve escolher em que colocar sua atenção e sustentá-la pelo tempo que for necessário.
4.
Fique concentrado olhando para um quadro na parede. Quanto mais tempo você mantiver com a cabeça vazia de pensamentos, maior será sua habilidade de manter-se focado.
Antecipe as interrupções antes de iniciar uma tarefa. Desligue equipamentos, silencie notificações e avise as pessoas que você não pode ser interrompido.
5.
Quando estiver realizando uma tarefa e sentir que está viajando, pare e se pergunte: “Por que estou distraído?”. Essa reflexão lhe dá a oportunidade de ajustar o foco.
6.
A falta de organização gera o caos e a perda de foco. Pessoas organizadas não se esquecem das coisas, não perdem tempo em retrabalhos e conseguem manterem-se concentradas.
7.
Separe as atividades que têm horários marcados e as que são atemporais, que devem ser priorizadas pela combinação de importância e prazo de realização.
8.
Antes de começar uma tarefa, resolva as preocupações urgentes relacionadas a outra atividade.
9.
Pratique o autoconhecimento, para entender seus valores e seus motivos e saber o que é mais importante ou necessário naquele momento.
10.
Crie a disciplina de checar o celular em intervalos maiores, saia de grupos que não são úteis, responda mensagens por prioridades.
11.
Meditação é uma das técnicas mais eficazes de exercitar a atenção plena. Existem diversos canais no YouTube e apps para ajudar a iniciar a prática.
12.
Fontes: Renato Mendes, pesquisador cognitivo, e coach Juliana Carelli
vocesa.com.br
Veja essa e outras matérias em