Você S/A / Organize suas finanças / Edição 9120 / Dinheiro
12/06/2009
A história dos Três Porquinhos conta as aventuras dos irmãos que ganham dinheiro da mãe para construir a própria casa e se tornar independentes. O mais preguiçoso deles escolheu a palha como material de construção, o do meio, menos preguiçoso, preferiu a madeira, e o mais velho, mais precavido, ergueu uma casa de tijolos. Todo mundo sabe o final da história: quando o lobo aparece ameaçando os filhotes da dona porquinha, os mais preguiçosos correm para se abrigar na casa de tijolo. Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com uma reportagem de finanças. Tudo, segundo um estudo da carioca Icatu Hartford. A seguradora simulou uma carteira de investimentos com as mesmas caracterÃsticas para três perfis de investidor: o pouco disciplinado, o disciplinado e o muito disciplinado. E concluiu que o muito disciplinado vai ser mais bem recompensado no futuro.
A simulação levou em conta aportes mensais de 500 reais durante 30 anos, com rentabilidade real de 6% ao ano, sem especificar o tipo de investimento nem os encargos fiscais sobre a aplicação. Partindo dessas premissas, os três participantes fizeram aportes de formas distintas. O pouco disciplinado fez dez depósitos anuais, o disciplinado, 12 e o muito disciplinado, 14. Ao final dos primeiros cinco anos as reservas somaram 29 164 reais, 34 912 reais e 40 660 reais, respectivamente. Ou seja, o volume da poupança do pouco disciplinado e do muito disciplinado já começa a se distanciar. Depois de 30 anos, essa diferença vai representar 40% a mais no bolso do muito disciplinado, que juntou 570 000 reais em comparação aos 409 000 reais do pouco disciplinado.
“As simulações são interessantes como ferramenta de educação financeira”, diz Luis Martinez, gerente de produtos de previdência da Icatu Hartford e autor da simulação. Ele chama a atenção para o fato de que o mais disciplinado de todos não fez tanto sacrifÃcio assim para acumular no final do perÃodo 161 000 reais a mais que o menos disciplinado e 80 000 reais a mais que o disciplinado. “O investidor mais disciplinado fez apenas dois aportes extras por ano no valor de 1 000 reais”, diz Luis. Parece pouco para ter um futuro sólido lá na frente, não?
De grão em grão…
A pesquisa da Icatu considerou aportes mensais de 500 reais, rentabilidade real de 6% ao ano, nenhum investimento especÃfico e os valores não foram corrigidos pela inflação no perÃodo:
| Participante | Contribuições por ano | Motivo |
| Pouco disciplinado | 10 meses | Não contribuiu duas vezes por ano |
| Disciplinado | 12 meses | Contribuiu regularmente |
| Muito disciplinado | 14 meses | Fez duas contribuições extras todo ano |
...a galinha enche o papo.Anos Pouco disciplinado Disciplinado Muito disciplinado 5 29 164 34 912 40 660 10 68 191 81 632 95 073 15 120 419 144 154 167 889 20 190 312 227 823 265 334 25 283 844 339 790 395 737 30 409 011 489 628 570 246
Ofertas
![]() |
VOCÊ S/A | Maio
Edição do mês
Edições anteriores
CANAIS
Escolha sua Profissão
Desenvolva sua Carreira
Organize suas Finanças
SERVIÇOS
Tira dúvidas
Calculadoras e simuladores
Testes
Dicionário financeiro
Diconário corporativês
Malhe seu Chefe
SEÇÕES
NotÃcias
VÃdeos
Podcasts
Promoções
REVISTAS
VOCÊ S/A
VOCÊ RH
Exame
Info
Info Corporate
![]() |