Você S/A / Organize suas finanças / Edição 9121 / Especial de Previdência
11/11/2009

Existem várias possibilidades de fugir dos planos de previdência complementar e escolher uma aplicação fi nanceira, de acordo com o seu perfi l, que vá garantir sua aposentadoria. Se você se considera arrojado, o investimento mais atraente é a bolsa de valores. Dá para investir por meio do homebroker (sistema eletrônico de compra e venda direta de ações) ou por meio de fundos de investimentos. Mesmo considerando a última crise fi nanceira global e a recém-criada taxação de 2% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para os estrangeiros que investem em renda fi xa ou variável no país, o investimento em ações deve continuar sendo uma boa aplicação. “A bolsa deve alcançar 200 000 pontos em cinco anos, o que oferecerá uma ótima rentabilidade para o dinheiro investido agora”, diz Ricardo Amorim, sócio da Ricam, consultoria em planejamento fi nanceiro estratégico, em São Paulo.
A perspectiva parece ainda mais consistente se olharmos a rentabilidade histórica das bolsas no mundo. “Considerando suas curvas ascendentes e descendentes, a história mostra que as bolsas do mundo todo costumam rentabilizar, em média, entre 8% e 15% ao ano acima da infl ação”, diz Fábio Colombo, administrador independente de investimentos, de São Paulo. Se você quer investir na bolsa e não sabe como, não se desespere. Os especialistas recomendam delegar a administração de seu dinheiro a quem entende do assunto — corretoras, bancos, fundos e gestoras —, caso você não seja um profi ssional do ramo. “É preciso dizer que muita gente perde dinheiro na bolsa porque não está preparada para a operação. E quem perde difi cilmente conta”, diz Fábio.
INVESTIMENTO CONSERVADOR
Apesar do crescente número de pessoas que investem em ações — já são mais de 520 000 —, ainda há muita gente com aversão à bolsa. Para essas pessoas existem inúmeras opções de investimentos alternativos à previdência complementar. Uma delas, que vem ganhando força nos últimos dois anos, é o Tesouro Direto, um programa de compra e venda de títulos do governo federal feito pela internet (www.tesourodireto.gov. br).
Essas aplicações têm vencimentos até o ano 2045, possuem rentabilidade pós e pré-fi xada e são consideradas de menor risco. “Teoricamente, o país teria que quebrar para o governo não honrar as suas dívidas com os investidores”, diz José Cláudio Securato, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), em São Paulo. E estamos bem longe disso. Quem optar pelo Tesouro Direto deve investir por, pelo menos, dois anos para conseguir a redução do Imposto de Renda, que a partir desse período cai para 15%. Apesar das taxas de negociação, custódia e de serviços reduzirem os ganhos, esse título tem rentabilidade maior do que a dos produtos de renda fi xa.
spAA3g amxasuiiejor, [url=http://jtwgvitddlas.com/]jtwgvitddlas[/url], [link=http://phjzuovznrys.com/]phjzuovznrys[/link], http://uuhkumjyjzdw.com/ - 04/04/2011 15:33:28
Paulo de Tarso Lemos - Tenho 46 anos, sou autonomo no trabalho, como calcular minha aposentadoria, economizando.como fazer, o que fazer.me ajude a mudar minha vida. - 15/09/2010 12:00:53
adriano marcos - Como pego intruçoes para iniciar i investimento em ações?Existe valor minimo?Posso utilizar meu saldo de fgts? - 08/09/2010 00:10:17
Ofertas
![]() |
VOCÊ S/A | Maio
Edição do mês
Edições anteriores
CANAIS
Escolha sua Profissão
Desenvolva sua Carreira
Organize suas Finanças
SERVIÇOS
Tira dúvidas
Calculadoras e simuladores
Testes
Dicionário financeiro
Diconário corporativês
Malhe seu Chefe
SEÇÕES
NotÃcias
VÃdeos
Podcasts
Promoções
REVISTAS
VOCÊ S/A
VOCÊ RH
Exame
Info
Info Corporate
![]() |