Continua após publicidade

Cursos on-line para quem quer empreender

Seis programas de empreendedorismo oferecidos por instituições de ensino renomadas do Brasil para ajudar você a ter um negócio próprio

Por Marcia Kedouk
Atualizado em 8 set 2020, 12h00 - Publicado em 8 set 2020, 12h00

Que tal aproveitar a quarentena para tirar seu plano de empreendedorismo do papel? Selecionamos seis programas de empreendedorismo oferecidos por instituições de ensino renomadas do Brasil, como USP e Unicamp, para ajudar você a ter um negócio próprio. Confira: 

Curso: Consolidando empresas
Duração: 12 horas
Onde: pt.coursera.org/learn/consolidando-empresas
Abrir uma empresa no Brasil pode ser uma tarefa complexa, não apenas pela questão tributária. Conseguir um CNPJ, saber as diferenças entre capital SA, LTDA e EIRELI, oficializar uma sociedade, entender de investimentos para startups. Tudo isso é abordado neste curso, oferecido pela Universidade de São Paulo na plataforma Coursera. Noções de planejamento fiscal, gestão financeira e direitos trabalhistas estão inclusas no programa.

Curso: O empreendedorismo e as competências do empreendedor
Duração: 11 horas
Onde: pt.coursera.org/learn/empreendedorismo#about
Desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o curso é dividido em competências desejáveis ao empreendedor, que serão aprimoradas ao longo das aulas: conhecimento, interação, inovação, tomada de decisão, gestão e crescimento.

Curso: Criação de startups
Duração: 15 horas
Onde: coursera.org/learn/criacao-startups
Avaliar o mercado, validar sua ideia de negócio, definir o ecossistema de apoio à sua startup e entender o cliente são alguns dos aprendizados contidos no programa, voltado para quem está iniciando no empreendedorismo. As aulas são dadas por professores da USP.

Curso: Introdução ao marketing analíticoDuração: 15 horas
Onde: insper.edu.br/cursos-online/marketing-analitico/
Oferecido pelo Insper, instituição de ensino superior e pesquisa sem fins lucrativos, mostra como tomar decisões em marketing baseadas em análise de dados. Professores da instituição ensinam a analisar o comportamento do consumidor e a definir o posicionamento da marca, estruturando e testando hipóteses de mercado.

Curso: Marketing digital
Duração: 13 horas
Onde: coursera.org/learn/estrategia-marketing-digital
O objetivo deste curso, organizado pela USP, é orientar sobre técnicas para aumentar a visibilidade da empresa ou do produto, como as ferramentas de SEO, e usar de forma inteligente os recursos do Google, do Facebook e de e-mails de marketing. Outros conteúdos trazem aprendizados sobre estratégia de marketing digital e elaboração e divulgação de campanhas.  

Curso: Inove na gestão de equipes e negócios
Duração: 14 horas
Onde: pt.coursera.org/learn/gestao-equipes-negocios
Com orientações de profissionais de startups brasileiras, como upLexis e Beleza na Web, o curso, elaborado pela USP, ensina fundamentos da liderança de pessoas e de processos, contratações, desenvolvimento de produtos e cuidados na gestão da operação da empresa. Há aulas sobre como definir missão e valores corporativos, ser mais produtivo, tomar melhores decisões e avaliar resultados, incluindo técnicas de design thinking.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Publicidade